João Pessoa 23.13ºC
Campina Grande 19.9ºC
Patos 22.21ºC
IBOVESPA 139549.43
Euro 6.43501
Dólar 5.4571
Peso 0.00447218
Yuan 0.76164422
Motoristas de ônibus mantêm greve em João Pessoa; nova audiência será realizada na quarta-feira (29)
27/01/2025 / 13:44
Compartilhe:
Motoristas de ônibus do transporte público estão em greve em João Pessoa (PB) – Foto: Zuila David/TV Cabo Branco

A greve dos motoristas de ônibus em João Pessoa continua por tempo indeterminado após a rejeição da proposta de conciliação apresentada pelo Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP). A categoria reivindica um reajuste salarial de 15%, enquanto as empresas ofereceram 5%.

Uma nova audiência no Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT-13) está marcada para a próxima quarta-feira (29/1), na tentativa de resolver o impasse.

Entre as propostas apresentadas na audiência desta segunda-feira (27), a Justiça sugeriu um aumento salarial de 6%, vale-alimentação no valor de R$ 570 e um adicional de R$ 150 para motoristas que também atuam como cobradores. Contudo, a proposta foi recusada pelo sindicato que representa as empresas de transporte coletivo.

Além do reajuste salarial, os motoristas reivindicam o retorno do vale-alimentação, suspenso desde 2019, e melhores condições de trabalho. Entre as principais demandas estão:

  • Reajuste de 15% no salário;
  • Aumento de 81% no vale-alimentação;
  • Gratificação de 150%;
  • Inclusão de plano de saúde e odontológico;
  • Fim das jornadas duplas de trabalho.

A greve foi deflagrada após uma reunião, na última terça-feira (21), também não resultar em acordo. Na ocasião, as empresas haviam proposto um reajuste de 3%.

Apesar de determinação da Justiça para que 60% da frota opere durante a paralisação, muitas paradas de ônibus amanheceram lotadas hoje (27). A Semob-JP informou que os veículos começaram a sair das garagens por volta das 7h50, mas de forma lenta.