O Ministério Público Federal (MPF) abriu na segunda-feira (15/7) inscrições para processo seletivo de estagiários nas áreas de administração, ciências contábeis e tecnologia da informação.
As provas objetivas serão feitas de forma on-line, no dia 1º de setembro. O objetivo da seleção é a formação de cadastro de reserva de estagiários para a unidade do órgão em João Pessoa (PB).
Este é o primeiro processo seletivo com calendário unificado para diversas unidades do MPF em todo o Brasil. As novidades incluem um cronograma padronizado, com período de inscrições e datas de provas idênticas para todas as unidades, além da realização de exames on-line.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de agosto, de forma online.
Após a confirmação inscrição, o candidato deverá fazer a confirmação da inscrição e a prova online no endereço disponível aqui. A prova online ocorrerá no dia 2 de setembro.
Receba as notícias do F5Online no WhatsApp
O processo seletivo terá três etapas: pré-inscrição, via internet; confirmação da inscrição, de caráter eliminatório, via internet; e prova objetiva online para todos os cursos, de caráter eliminatório e classificatório. As provas serão realizadas na plataforma Moodle, com acesso por meio de login e senha.
Será reservado o percentual de 10% para pessoas com deficiência, 30% para pessoas que se declararem negras e 10% para pessoas que se declararem participantes do sistema de cotas para minorias étnico-raciais (populações indígenas, povos e comunidades tradicionais), e para pessoas que se declarem transgênero.
A jornada semanal do estágio será de vinte horas, com bolsa de estágio no valor de R$ 1.027,82 e auxílio transporte de e R$ 11,58 por dia estagiado presencialmente.
Para concorrer ao estágio é necessário estar matriculado em uma das instituições de ensino superior conveniadas com o MPF. A lista de instituições conveniadas está anexada ao edital de abertura. Na área do curso de administração, também serão permitidas inscrições de candidatos dos cursos de tecnologia em gestão pública, tecnologia em gestão de recursos humanos, tecnologia em processos gerenciais e gestão de políticas públicas.
Além do curso ciências contábeis, podem se inscrever candidatos do curso de gestão financeira.
Na área do curso de tecnologia da informação – suporte técnico, também podem se inscrever candidatos dos cursos de tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, tecnologia de sistemas para internet, ciências da computação, engenharia de software, engenharia de redes, engenharia da computação, gestão em tecnologia da informação, tecnologia em banco de dados engenharia da computação, sistemas de telecomunicação, segurança da informação, sistemas de informação, ciência de dados e machine learning (inteligência artificial), computação na nuvem e Big Data.