A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta quinta-feira (11) que a Mpox, antes conhecida como “varíola dos macacos”, não é mais considerada uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional. Essa classificação estava em vigor desde julho de 2022, com o objetivo de gerar uma resposta coordenada internacional e financiamento para o desenvolvimento de vacinas e tratamentos.
Segundo a OMS, a mudança ocorre devido à tendência global de queda nos casos da doença. No entanto, o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom, alertou que o vírus ainda afeta gravemente alguns grupos específicos, como comunidades em países africanos.
Desde janeiro de 2022, a OMS registrou mais de 87 mil casos de Mpox e cerca de 140 mortes. No Brasil, grupos como pessoas com HIV, profissionais de laboratório que trabalham diretamente com o vírus e pessoas que tiveram contato com fluidos e secreções corporais de indivíduos suspeitos de terem a doença começaram a ser vacinados em março.
Segundo o Ministério da Saúde, até o momento foram contabilizados cerca de 10.920 casos da doença em território nacional, com 16 óbitos registrados em diferentes estados.
F5 com reportagem de Luan Araújo