João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 35.55ºC
IBOVESPA 158457.48
Euro 6,53
Dólar 5,56
Yuan 0,78
Força-tarefa é criada para apurar despejo irregular de esgoto em praias de João Pessoa
08/01/2026 / 16:39
Compartilhe:
Foto: Cacio Murilo/MTur

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) anunciou, nesta quinta-feira (8), a criação de uma força-tarefa para investigar e responsabilizar empresas suspeitas de despejar esgoto de forma irregular nas praias de Tambaú, Manaíra e Bessa, em João Pessoa.

A decisão foi comunicada durante coletiva de imprensa após reunião entre representantes do Ministério Público, da Prefeitura da Capital, da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) e da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa).

A investigação foi motivada por imagens recentes que mostram o lançamento de água escura e com forte odor no litoral da cidade, levantando a suspeita de ligações clandestinas tanto na rede de esgoto quanto na drenagem pluvial.

De acordo com a promotora de Justiça do Meio Ambiente, Cláudia Cabral, o principal objetivo da ação é identificar os responsáveis diretos pelos despejos irregulares. Segundo ela, a atuação do MP vai focar especialmente em empresas que estejam realizando ligações clandestinas.

“Nós vamos trabalhar na linha de identificação das empresas que estão jogando esgoto no mar ou na rede pluvial com ligações clandestinas”, afirmou.

A promotora destacou ainda que a força-tarefa contará com a participação da sociedade, por meio de canais de denúncia, como site, Instagram e WhatsApp, para facilitar o controle social e o repasse de informações às autoridades.

A partir desta sexta-feira (9), será iniciada uma varredura em todos os estabelecimentos comerciais localizados nas áreas afetadas. Aqueles que não estiverem adequados às normas de saneamento, como a instalação de caixas de gordura e planos de manejo, poderão ser responsabilizados nas esferas civil, criminal e administrativa.

A ação será desenvolvida de forma integrada pelo Ministério Público da Paraíba, Prefeitura de João Pessoa, Cagepa, Seinfra, Semam, Semas e Sudema.

+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp

Com informações do Portal Correio