Os Ministérios Público Federal, da Paraíba, do Trabalho e de Contas emitiram uma recomendação na tarde deste domingo (19) para que o governador João Azevêdo (Cidadania) edite um novo decreto ampliando os estabelecimentos que devem exigir o comprovante da vacinação.
No documento, os MP’s pedem que o governador adote medidas para exigência do comprovante de vacinação das pessoas maiores de 18 anos, como requisito, para ingresso e permanência em shopping’s, salões de beleza e nos estabelecimentos de serviços essenciais que contenham espaços que forneçam alimentos de forma distinta do delivery e do takeaway.
Para os órgãos, a falta de exigência do comprovante sanitário nos locais com grande fluxo de pessoas e ambientes onde é necessária a retirada da máscara, coloca em risco a vida e a segurança dos trabalhadores desses locais, que estão continuamente expostos ao contato com os consumidores.
O documento demonstra preocupação com o alto fluxo de pessoas nos estabelecimentos na reta final de ano, principalmente para quem está em busca de compras.
De acordo com o secretário estadual de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, a pasta deve analisar hoje a recomendação junto ao governador João Azevêdo e à Procuradoria Geral do Estado.