Mesmo com o fim das eleições as denúncias de assédio eleitoral terão suas investigações continuadas. O Ministério Público do Trabalho está defendendo que os casos também sejam averiguados pela justiça eleitoral, caso se comprove o envolvimento de algum candidato ou coligação.
A Paraíba é o Estado com mais denúncias em um ranking entre os estados do Nordeste, e o 6º no país em denúncias assédio eleitoral.
Até a última sexta-feira, a Paraíba tinha 40 denúncias, seguido do Estado de Alagoas com 36, Rio Grande do Norte com 21, e Pernambuco com 20.
No ranking geral o Estado com maior número de denúncias é Minas Gerais, com 295. Depois está o Paraná, com 123, e Santa Catarina, com 113.
O procurador Eduardo Varandas acredita que a divulgação dos canais colocados a disposição dos paraibanos para denunciar, tenha estimulado as pessoas a não ficarem caladas.
“Somos a única Procuradoria do Trabalho do país que colocou uma notificação no ar na televisão, alertando que assédio é crime e que será investigado pelo Ministério Público. Também abrimos canal de denúncia. Então a sociedade respondeu, mostra uma consciência cívica. Infelizmente é um retrato do país”, destacou ao Arapuan Verdade.