João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 24.37ºC
IBOVESPA 124495.68
Euro 5.6119
Dólar 5.1728
Peso 0.0058
Yuan 0.714
Mudança de carreira: existe uma idade limite para ser militar?
11/03/2023 / 14:28
Compartilhe:

Ser militar pode significar uma carreira sólida, com grandes oportunidades para aqueles que optam por se aventurar nessa jornada. Mas muitas pessoas têm dúvidas quanto a idade certa para entrar nessa profissão. Então, se você também se pergunta se existe alguma restrição de idade para o cargo de militar, neste artigo detalharemos a resposta de maneira clara e objetiva.

De maneira geral, ser militar não é uma carreira fácil, o cargo exige diversas aptidões, inclusive físicas, mas pode trazer ótimas recompensas, como o reconhecimento da comunidade e o salário atrativo. Além do senso de orgulho e serviço, os militares têm grandes oportunidades de crescimento profissional e social, basta se dedicar através de cursos como o Unibe preparatório militar e subir de patente. Mas se alguém se pergunta com frequência qual seria a idade certa para se tornar militar, ela existe. Abaixo, vamos explorar essa questão e entender melhor as regras e regulamentos aplicáveis ​​na profissão do militar. Acompanhe a seguir:

Requisitos de idade

A primeira coisa que temos que ter em mente é que cada país tem suas próprias regras para a entrada no serviço militar. Por exemplo, nos Estados Unidos, assim como no Brasil, é necessário ter pelo menos 18 anos para se candidatar à Academia Militar. Contudo, em muitos outros países, como a Austrália, você pode ingressar no exército a partir dos 17 anos de idade. Por isso, você deve procurar se informar sobre as regras do seu país.

Quanto à idade limite para ser militar, no Brasil a regra diz que para os cargos de praça é permitido ter, no máximo, 30 anos. Já para os cargos de oficiais e superiores, a idade máxima para ingressar é de 35 anos. Porém, para prestar o concurso não existe idade limite, em qualquer idade o candidato pode fazer a prova e testar seus conhecimentos.

Além da idade, outros fatores são de extrema importância para garantir o êxito no ingresso da carreira militar. De maneira geral, é essencial estar bem física e mentalmente.

Aptidões

Além da idade, existem outros requisitos a serem cumpridos para se tornar militar. Primeiro, é necessário estar apto fisicamente. Normalmente, as forças armadas exigem que os candidatos possuam determinado nível de condicionamento físico e isso é testado através do TAF (Teste de Aptidões Físicas). Portanto, é aconselhável começar a se preparar antes do concurso para que você chegue às provas em boa forma.

Além da boa forma física, as aptidões intelectuais também são importantes. Os candidatos devem ter boas habilidades de pensamento lógico, de resolução de problemas e de comunicação. Todas essas habilidades são necessárias para aumentar as chances de passar nas etapas de seleção.

Como ter um bom currículo para se tornar militar

Depois de atender às exigências básicas, é importante se certificar de que o seu currículo se adeque às necessidades do cargo em questão. Para isso, você deve incluir todas as experiências anteriores que construíram o seu conhecimento e também destacar aquelas que sejam específicas e relevantes para o cargo. Para destacar o seu currículo, também é essencial incluir atividades extracurriculares, como esportes, artes ou outras atividades que tenham relação com a carreira militar.

Em resumo, é possível ingressar no serviço militar antes dos 30 anos, desde que aprovado no concurso após passar por todas as provas e testes de aptidões. Além disso, é aconselhável se preparar para o processo de seleção e elaborar um currículo que se destaque entre os demais. Então, se você tem o objetivo de se tornar militar, não perca tempo e comece a planejar a sua carreira desde cedo. Fique por dentro dos editais de concursos para saber mais detalhes sobre as vagas na área militar que você deseja seguir e boa sorte.