Com o anúncio de que o Consórcio Águas do Nordeste (ANE) passou a cuidar do abastecimento de água e tratamento de esgoto em Santa Rita e zona rural (com exceção de Várzea Nova), os consumidores ficaram com algumas dúvidas sobre a mudança.
A ANE já está trabalhando em melhorias na qualidade e distribuição de água para reduzir problemas e reclamações antigas dos moradores. A prioridade da nova empresa também é oferecer um atendimento de qualidade para quem mora na zona rural de Santa Rita. Segundo a ANE, haverá um salto de qualidade para os consumidores.
Confira abaixo algumas das principais dúvidas que os consumidores manifestaram.
De acordo com o edital da licitação, a ANE será responsável pelo abastecimento de água de toda sede do município e zona rural, com exceção do bairro de Várzea Nova, que continuará sendo abastecida pela Cagepa.
Além disso, os povoados de Bebelândia, Cicerolândia, Lerolândia, Odilândia, Forte Velho, bem como o Distrito de Nossa Senhora de Livramento, serão contemplados com os serviços da ANE, passando a ter água em quantidade e qualidade adequadas às legislações e normas vigentes. Além da água, todos os locais atendidos receberão altos investimentos em esgotamento sanitário, garantindo melhora na qualidade de vida de todos.
Por se tratar de uma região que é abastecida por por outra fonte, a Prefeitura Municipal de Santa Rita optou por não inserir Várzea Nova no processo licitatório para abastecimento de água. No entanto, a ANE fará todos os investimentos necessários no sistema de esgotamento sanitário.
Quando os serviços relacionados ao esgoto estiverem sendo realizados com coleta e tratamento, há possibilidade de que o bairro possa receber uma conta de água e uma de esgoto, mas eventuais tratativas entre as duas empresas podem vir a ocorrer, havendo com isso a possibilidade de emissão apenas por uma das empresas.
Concorrência pública ocorreu em 2019 – Divulgação/ANE
Por conta da transição, a emissão da sua primeira conta poderá levar um ou dois meses, mas, fique tranquilo, pois a conta chegará antes do vencimento sem fatura acumulada. A ANE reforça que todas as faturas emitidas até agora são de responsabilidade da concessionária anterior e que devem ser negociadas e pagas junto à ela.
Concessão é um contrato firmado entre a administração pública (Poder Concedente) e uma empresa privada ou não, normalmente de longo prazo, para que essa passe a executar e explorar economicamente um serviço público, sendo remunerada por meio de tarifas pagas pelos usuários. Não há pagamento de valores por parte da prefeitura.
Na operação da ANE, a esfera da administração pública responsável pela concessão é a Prefeitura Municipal de Santa Rita (Poder Concedente), que concede por 30 anos o direito de exploração dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da área licitada.
Uma vez realizada a concessão, toda a responsabilidade de execução de serviços e obras relacionadas fica à cargo da concessionária, sendo essa fiscalizada pela Agência Reguladora. Essa agência é escolhida pelo município, podendo ser estadual ou municipal.
Nova concessão vai possibilitar a melhoria dos serviços para a população, garante o CEO do Grupo Lara, Daniel Sindici – Imagem: Divulgação
De maneira geral, privatização é a transferência definitiva (através de leilões ou abertura de capital em bolsa) de órgãos ou empresas estatais para a iniciativa privada, que possuirá, a partir de então, o direito de gerir os ativos operacionais sem contrapartidas de metas e prazos. Também de forma resumida, a empresa passa a ser privada e não apenas concedida.
Já na concessão, a transferência dos ativos é provisória (período contratual) e realizada por meio de uma licitação pública. O vencedor do processo deverá seguir as normas estipuladas no edital, bem como cumprir as diversas metas previstas, devolvendo o patrimônio ao final do período definido. Todos os investimentos realizados durante o período de concessão pertencem ao Poder Concedente, ou seja, a Prefeitura Municipal.
Os relógios (hidrômetros) instalados nas unidades consumidoras (residências, comércios, indústrias e outros são a forma mais justa de realizar a cobrança dos clientes. Com medidores novos, garante-se uma cobrança justa para todos.
Porém, como todo equipamento mecânico, os hidrômetros se desgastam, principalmente quando instalados em condições ruins, por isso a troca é necessária. Uma vez realizada a troca, garante-se a continuidade de uma cobrança coerente com o consumo. Existe uma recomendação de troca a cada cinco anos ou sempre que o medidor sofrer algum tipo de avaria.
Mensalmente, as equipes da ANE farão a leitura e entregarão a fatura, que poderá ser no endereço físico ou digital (e-mail), sendo essa uma opção do cliente. Uma vez recebida, a conta poderá ser paga através de diversos canais, como as lotéricas, agências em que o cliente possua conta, via cartão, nos autoatendimentos e em outros correspondentes bancários.
Divulgação/ANE
A suspensão no fornecimento de água é uma forma de garantir igualdade aos clientes da ANE, uma vez que os inadimplentes estariam utilizando demasiadamente o produto sem contribuir com o financiamento do sistema, sobrecarregando os demais contribuintes com manobras na rede visando suprir o consumo exagerado e aumentos desnecessários na tarifa.
Portanto, para não ficar sem esse bem precioso e colaborar com a sua vizinhança, basta manter os pagamentos em dia.
O poder concedente determinou que a concessionária deverá disponibilizar até 10% de suas ligações de água para atender aqueles que mais precisam. Esse é um item contratual e fará com que os mais carentes possam pagar um valor diferenciado (menor). Para isso, alguns itens serão analisados, entre eles:
O escritório da ANE se encontra em Santa Rita, no Edifício José Américo de Almeida, Praça Getúlio Vargas, 167, 2° Andar, Sala 307. O telefone de contato é 0800 731 2631.
Além do 0800, que receberá ligação de telefones fixos e celulares durante 24 horas, a ANE disponibilizará outros canais de comunicação, tais como e-mails, redes sociais e, claro, o atendimento presencial.