25.1 C
João Pessoa

Multivacinação: campanha de imunização contra a Pólio começa nesta segunda (8) 

Dados da SES apontam queda acentuada na cobertura vacinal durante a pandemia do novo coronavírus

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação começa nesta segunda-feira (8). Até o dia 9 de setembro, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) espera ampliar as coberturas vacinais de crianças com idades de 1 ano a menos de 5 anos e atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes, inclusive, com a realização do Dia D de Vacina Mais Paraíba, no dia 20 de agosto em todo o estado.

O intuito da campanha é ampliar a cobertura vacinal no caso da poliomielite e reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, além de melhorar as coberturas vacinais, conforme preconiza o Calendário Nacional de Vacinação. O reforço com a campanha de vacinação se deve à baixa gradual na cobertura vacinal, que segue a mesma tendência do cenário nacional, e barrar o vírus que provoca a poliomielite.

Leia Também

A secretária de Saúde do Estado, Renata Nóbrega, destaca que o sucesso da campanha depende de um esforço coletivo entre o Estado, os municípios e a própria sociedade para uma grande adesão. “Sempre reforçamos a importância de manter as rotinas de vacinas em dia. Os imunizantes disponíveis no SUS são seguros, gratuitos e podem prevenir contra mais de 30 agravos. Contamos com o apoio dos municípios em toda a Paraíba, com as mais de mil salas de vacinação para elevar a cobertura vacinal tanto da pólio, quanto de outras vacinas”, reforça a secretária.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde apontam uma grande queda na cobertura vacinal da poliomielite desde 2016, mas que foi acentuada durante a pandemia do novo coronavírus. Em 2020, por exemplo, a vacinação chegou a 72,7% do público. Para 2022, a meta é atingir os 95% ou ultrapassar esse índice. Na prevenção contra a poliomielite, a meta estabelecida é a de vacinar 95% das crianças com idades de 1 ano até menos de 5 anos, ou seja, mobilizar pais ou responsáveis para que levam 284.230 crianças para serem vacinadas contra os vírus que provocam a poliomielite.

Multivacinação

Para a multivacinação, o público-alvo é o de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias) não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos. Serão ofertadas vacinas da BCG, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/HB), Vip/Vop, Rotavírus, Pneumocócica 10 valente (conjugada), Menigocócica C (conjugada), Febre amarela. A SES reforça que o adiamento da vacinação só deve ocorrer em situações em que a criança ou adolescente esteja com doenças febris graves para que os sintomas/sinais ou eventuais complicações não sejam atribuídas à vacinação e mascarem o problema real.

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

Pesquisa OPUS: João Azevedo cai e Pedro encosta. Nilvan e Veneziano empatam

Pesquisa do Instituto Opus, contratada pelo Portal da Capital, traz os primeiros números do atual cenário da corrida eleitoral...

Resultado de pesquisa para governador da Paraíba já tem data para ser divulgada; veja

A corrida eleitoral para governador e senador na Paraíba vai ter a primeira pesquisa contratada pelas TVs Paraíba e Cabo Branco, que compõem a...

ENQUETE F5: Ricardo Coutinho lidera preferência na disputa ao Senado pela Paraíba

Enquete realizada pelo portal F5 Online sobre intenção de voto para os candidatos ao Senado na Paraíba mostra o ex-governador Ricardo Coutinho (PT) na...

Instituto Opus: Ricardo Coutinho lidera primeira pesquisa para o senado na Paraíba; Efraim cresce

Pesquisa do Instituto Opus, contratada pelo @portaldacapital, traz os primeiros números da Paraíba sobre a disputa ao Senado Federal. O levantamento realizou mil entrevistas...

DATAVOX: João Azevêdo lidera com 40,7% das intenções de voto na 1ª pesquisa para governo da PB em 2022

Realizada em parceria entre o Instituto Datavox e o portal PB Agora, a pesquisa aponta o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) em segundo lugar, com 14,2%. Em seguida vem o senador Veneziano Vital (MDB), com 6,6%, o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT) com 5,9%, Nilvan Ferreira (PTB) com 3,2% e a vice-governadora do estado, Lígia Feliciano (PDT) com 1%. Indecisos somam 20,3%, enquanto brancos e nulos representam 8,1%.
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#