João Pessoa 22.13ºC
Campina Grande 19.9ºC
Patos 21.09ºC
IBOVESPA 135118.22
Euro 6.1675
Dólar 5.5038
Peso 0.0058
Yuan 0.7759
Murilo Galdino relata projeto de lei sobre criação de cargos no Ministério Público do Trabalho
17/03/2023 / 06:19
Compartilhe:

O deputado federal Murilo Galdino (Republicanos-PB) foi responsável nesta quarta-feira (15) pela relatoria do Projeto de Lei n. 3006/22, de autoria da Procuradoria da República, que trata da transformação de cargos para o Ministério Público do Trabalho com o objetivo reestruturar o número de membros e de servidores e reduzir a desproporcionalidade entre os integrantes do MPT e do Poder Judiciário trabalhista. O PL foi aprovado com alterações no Plenário e será enviado ao Senado Federal.

Em seu texto a proposta dispõe sobre a transformação de cargos de analista e de técnico do Ministério Público da União em cargos de subprocurador-geral do trabalho, procurador regional do trabalho e em cargos em comissão, código CC-4, no âmbito do Ministério Público do Trabalho.

Em conversa com o procurador-geral do trabalho, José de Lima Ramos Pereira, subprocurador e diretor-geral do MPT, Gláucio Araújo, a procuradora e secretária de assuntos legislativos do MPT, Janine Miranda e o procurador de secretário de assuntos legislativos adjunto, Ivan Sérgio Camargo, o deputado Murilo Galdino falou sobre a relatoria da proposta. “Foi com muita honra que relatei o projeto de autoria da Procuradoria Geral da República que tem significativa importância para a estruturação do Ministério Público do Trabalho e resultará na melhoria do desempenho da atuação e na prestação de serviço à população brasileira”, disse.

O procurador geral do trabalho, José de Lima Ramos, falou sobre a importância do projeto. “A criação de cargos de Procurador Regional do Trabalho objetiva reduzir a desproporcionalidade do quadro do Ministério Público do Trabalho em face dos quadros correlatos da Justiça do Trabalho, perante o qual o MPT desempenha suas atribuições. Por conseguinte, o aumento do número de subprocuradores Gerais do Trabalho é extremamente necessário para atender ao incremento esperado na atuação perante o Tribunal Superior do Trabalho, em decorrência da absorção da demanda reprimida na 2ª instância, com a criação dos novos cargos de Procurador Regional. Esse é o projeto de lei mais importante para a estruturação do MPT nos últimos 26 anos, haja vista que a última vez que houve crescimento orgânico na carreira foi com a criação de cargos escalonados pela Lei Complementar 75, no ano de 1993.”