João Pessoa 21.13ºC
Campina Grande 19.9ºC
Patos 19.35ºC
IBOVESPA 119137.86
Euro 5.7331
Dólar 5.4201
Peso 0.0059
Yuan 0.747
Mutirão convida população LGBTQIAPN+ para doar sangue no Dia do Orgulho
10/06/2024 / 17:56
Compartilhe:
Defensoria Pública convida população LGBTQIAPN+ para doar sangue no Dia do Orgulho – Foto: Myke Sena/MS

A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) realiza no próximo dia 28 de junho a ação “Orgulho de salvar vidas”, um mutirão para doação de sangue de pessoas LGBTQIAPN+. A iniciativa da Coordenadoria de Defesa dos Direitos Homoafetivos, da Diversidade Sexual e do Combate da Homofobia conta com a parceria do Hemocentro e acontece no Dia Internacional do Orgulho LGBT.

O objetivo é trazer visibilidade para a comunidade e combater o estigma e a discriminação que pessoas LGBTQIAPN+ ainda sofrem em relação à doação de sangue.

A ação será realizada das 8h às 14h, no Núcleo de Atendimento da DPE localizado na Rua Monsenhor Walfredo Leal, 503, Tambiá, em João Pessoa, conjuntamente com o mutirão de retificação de prenome e gênero para a população trans, “Meu direito começa pelo nome”.

Em 2020, o Superior Tribunal Federal (STF) considerou discriminatórias as regras da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Saúde que vetavam a doação de sangue por pessoas homossexuais. Essa decisão histórica marcou um importante avanço na luta contra a discriminação, reconhecendo que tais regras eram baseadas em preconceitos infundados e violavam os direitos fundamentais da comunidade LGBTQIAPN+.

Além disso, no final de 2021, o Senado Federal aprovou um projeto que proíbe a discriminação de doadores de sangue por orientação sexual.

Para a defensora pública Remédios Mendes, celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBT desta forma é uma maneira de refletir a importância da inclusão e da igualdade. “Este mutirão não é apenas um ato de solidariedade, mas também uma forma de desafiar e superar estigmas históricos. Convidamos toda a população LGBTQIAPN+ a participar e mostrar que todos podem contribuir para salvar vidas, independentemente de sua orientação sexual.”

Receba as notícias do F5Online no WhatsApp

A ação também chama atenção para a educação do público em geral sobre a importância da doação de sangue e a necessidade de eliminar preconceitos, promovendo uma maior compreensão e aceitação da diversidade, além de contribuir para o aumento dos estoques de sangue, ajudando a salvar vidas e a atender à demanda contínua por doações nos bancos de sangue. Embora o mutirão “Orgulho de salvar vidas” faça um chamamento à população LGBT, qualquer pessoa poderá fazer a sua doação.