Entre os dias 9 e 11 de outubro, o Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), vinculado à Rede Ebserh, realizará um mutirão de reconstrução mamária que irá beneficiar 35 pacientes. A ação acontece por meio do projeto À Flor da Pele do Hospital Hélio Angotti, em Uberaba (Minas Gerais), voltado à reconstrução das mamas de mulheres diagnosticadas com câncer de mama.
Do total de atendidas, 20 pacientes passarão por procedimentos de reconstrução mamária. Outras 15, que já realizaram a cirurgia no último ano, irão receber a pigmentação da aréola — uma etapa importante do processo de finalização estética. As pigmentações serão realizadas no dia 9 de outubro, enquanto as reconstruções acontecerão nos dias 10 e 11.
A mastologista do HULW, Ana Thereza Uchôa, ressalta que o mutirão é fruto de um trabalho coletivo e articulado dentro do HULW/Ebserh. “Os médicos realizam os atendimentos e as cirurgias, os profissionais do núcleo interno de regulação resolvem toda a parte burocrática, os enfermeiros prestam assistência no bloco cirúrgico e nas enfermarias, e os maqueiros fazem o transporte das pacientes com todo o cuidado necessário”, afirma.
+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp
Além do aspecto físico, a reconstrução tem um impacto profundo na autoestima das mulheres. Segundo a médica, a micropigmentação da aréola e do mamilo representa uma etapa simbólica e transformadora: “Ela resgata a autoestima feminina ao devolver, de forma artística, uma parte do corpo que foi perdida”.
Ana Thereza também destaca a importância do apoio externo para a continuidade do projeto. “A participação da sociedade civil é fundamental nesse processo, já que precisamos de recursos para a compra de próteses de silicone, sutiãs pós-operatórios, meias antitrombo e outros insumos indispensáveis”, reforça.
A reconstrução mamária é indicada para mulheres que passaram por mastectomia total ou parcial — retirada cirúrgica da mama — e que ainda não tiveram acesso ao procedimento reconstrutivo, essencial para a recuperação física e emocional das pacientes.
O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB) faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.