O ministro da Saúde Marcelo Queiroga chegou à João Pessoa nesta sexta (25), onde cumpre uma agenda de compromissos ao lado de autoridades. Na tarde de hoje, o paraibano se reuniu com o prefeito da capital, Cícero Lucena, com o qual discutiu demandas de saúde e a campanha de imunização contra Covid-19 na cidade, antes de realizarem visitas a um posto de imunização no Mangabeira Shopping e a uma UPA nos Bancários. Na manhã deste sábado (26), Queiroga se encontra com o governador João Azevêdo, no Palácio da Redenção.
Durante o encontro no Centro Administrativo da capital, o ministro retomou a expectativa de imunizar toda a população adulta do país até o fim do ano.
“A perspectiva é que a população acima de 18 anos, que são 160 milhões de brasileiros, esteja toda vacinada até o mês de dezembro”, afirmou Marcelo Queiroga.
Cícero Lucena falou sobre o plano de vacinar 100% da população da capital acima de 18 anos com a primeira dose até o mês de agosto.
“O ministro anunciou o fornecimento de 60 milhões de doses para o país já em julho. Se o percentual de repasse for mantido, devemos receber 300 mil doses para João Pessoa. Se tudo der certo, a minha expectativa é que vacinemos todos com a primeira dose bem antes de dezembro, até mesmo no mês de agosto, que é o aniversário da cidade”, declarou o prefeito.
Entre as demandas apresentadas ao Ministério da Saúde estão o pedido de recursos para a implantação do projeto de entrega de medicamentos em casa, para a realização de cirurgias eletivas e para a construção de duas UPAs e 12 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Segundo Queiroga, o ministério vai trabalhar em parceria com o município para a implementação de políticas públicas. “Isso será muito importante para fortalecer o Sistema Único de Saúde na capital e no estado como um todo”, afirmou.
Neste sábado (26), às 11h, Marcelo Queiroga se encontra com o governador do Estado, João Azevêdo, no Palácio da Redenção.
Um dos principais assuntos será o projeto de vacinação em massa a ser realizado em uma cidade paraibana. Ainda não há confirmação sobre qual cidade receberá o projeto mas, durante encontro com Queiroga em maio, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) havia sugerido o município de Sousa, no Sertão.
A iniciativa é semelhante a uma realizada em Botucatu, cidade de 190 mil habitantes no estado de São Paulo. A ideia é estudar como o vírus se comportaria numa cidade com 100% da população imunizada.
Outro tópico tratado no encontro com João Azevêdo será a adesão ao projeto de restruturação da rede de traumatologia da Paraíba. A iniciativa é nacional, mas o estado poderá ser pioneiro com o projeto-piloto.
Durante o encontro, também estarão presentes representantes do Hospital Albert Einstein e SBAIT, além de secretários de estado da Paraíba.