O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator da regulamentação da Inteligência Artificial na Câmara, afirmou nesta terça-feira (12) que a proposta em discussão deve unir equilíbrio regulatório e incentivo ao desenvolvimento tecnológico no Brasil.
Ribeiro participou do seminário “Marco Legal da Inteligência Artificial no Brasil – O Caminho Setorial”, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília.
Em sua fala, o relator destacou que o avanço tecnológico é inevitável e que o Brasil precisa estar preparado para aproveitá-lo de forma responsável. “O novo sempre vem. Nosso desafio é saber usar bem esse novo, com equilíbrio e autorregulação, para que possamos colher resultados positivos para a sociedade”, afirmou.
Ele defendeu que essa autorregulação deve ser acompanhada de uma “capacidade cultural” que permita um pensamento coletivo e a cobrança mútua sobre o uso responsável da tecnologia.
Segundo Aguinaldo, ele tem mantido um diálogo constante com integrantes do governo para assegurar que o projeto contemple também o fomento necessário ao setor.
“Estamos conversando para construir um desenho que contemple o incentivo e a infraestrutura para a tecnologia, para que possamos cumprir as demandas reais desse novo momento. Isso é fundamental para que o Brasil não seja apenas um consumidor, mas também um produtor de soluções em IA,” afirmou.
E finalizou: “Esse é um esforço coletivo que pode resultar em um modelo de regulação que seja referência para o mundo”.
Assessoria de imprensa
Aguinaldo Ribeiro