
O Paraíba Business completou um ano reunindo, na segunda-feira (17/11), empresários, especialistas e representantes do setor produtivo no auditório do Ilha Tech, em João Pessoa. O encontro marcou o fortalecimento da plataforma como referência em análises econômicas e abriu uma discussão estratégica sobre o avanço do turismo e do mercado imobiliário da Paraíba nos próximos anos.
A condução ficou por conta do publicitário e CEO do SinGroup, Ruy Dantas, fundador e CEO do hub de inovação e impacto Ilha Tech. Dantas recebeu o especialista em turismo e mercado imobiliário Glauco Morais, sócio-fundador da Consultoria Imobiliária Plano 83; o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Rômulo Polari; a secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, o economista pernambucano Ecio Costa e Meiry França, CEO da Bauten Desenvolvimento Imobiliário. A conversa alinhou dados, tendências e desafios do desenvolvimento paraibano.
Ao mediar o debate, Ruy Dantas destacou o ciclo de transformações que a Paraíba experimentará nos próximos anos, impulsionado por investimentos públicos e privados, pelo Polo Turístico Cabo Branco e pela expansão do mercado imobiliário.
“Se tivermos responsabilidade e planejamento, vamos voar muito mais alto. O estado tem feito o dever de casa em áreas como infraestrutura, inovação, energias renováveis e turismo. E o evento de hoje foi para olhar para frente, para onde queremos chegar”, afirmou.
Ruy ressaltou ainda que o Paraíba Business nasceu com o propósito de ampliar o olhar sobre a economia do estado. “Esse primeiro ano do Paraíba Business foi um laboratório com os pés no chão e com escassez, mas feito por gente com muita paixão. Hoje conseguimos olhar para trás e perceber que fez sentido.”
“O radiotelescópio BINGO lá no interior do Sertão também vai ser um novo alavancador de turistas e desenvolvimento naquela região, quer dizer, Polari disse aqui que na China, toda uma cidade foi construída a partir de um telescópio como o Bingo, ou seja, a Paraíba precisa começar a se preparar pra isso, e o evento de hoje foi um evento pra olhar pra frente, pôr os pés no chão do que existe hoje, mas olhar para 2030, como nós estaremos em 2030”, projetou Ruy Dantas.
“Eu vejo a Paraíba assim, num olhar de 10, 15 anos, com a capacidade de crescer o que ela não cresceu talvez nos últimos 200 anos, porque tem muita coisa pra acontecer em diversas áreas”, destacou o publicitário e jornalista.



Especialista em turismo, mercado imobiliário e economia urbana, Glauco Morais destacou que João Pessoa vive um momento de reconfiguração, no qual o turismo passa a exercer maior influência sobre o ritmo da construção civil.
“O mercado imobiliário e o turismo caminham juntos. Os empreendimentos que surgem hoje funcionam como uma hotelaria alternativa, enquanto o turismo materializa novas demandas da cidade e pressiona a construção civil a se adaptar”, explicou.
Para ele, o Polo Turístico Cabo Branco deve mudar profundamente o perfil do visitante que chega ao estado. “O Polo vai trazer uma nova persona para João Pessoa, um público de maior poder aquisitivo, que fica mais tempo e consome produtos de maior valor agregado. Isso será um ganho extraordinário tanto para o setor turístico quanto para o mercado imobiliário.”
Glauco também afirmou que esse movimento deverá estimular a chegada de novas empresas e acelerar a profissionalização da cadeia produtiva. “A Paraíba vai ganhar mais visibilidade nacional e internacional. Esse é o tipo de projeto que transforma a percepção de mercado.”
Representando o setor público no debate, o diretor-presidente da Cinep, Rômulo Polari, destacou a importância de alinhar governo e iniciativa privada diante do volume de investimentos em curso no estado.
“A Paraíba tem despontado como um destino turístico emergente. O turista que chega, conhece e quer voltar acaba se convertendo em investidor e futuro morador. Isso exige que a construção civil se prepare para um novo perfil de demanda”, afirmou.
Rômulo mostrou que o setor já responde ao movimento de aquecimento econômico com novos projetos estruturantes. Ele citou, por exemplo, a chegada da Idealiza Cidades, que escolheu João Pessoa para dois grandes empreendimentos. “Um ficará ao lado do Polo Turístico Cabo Branco; outro, às margens da futura Ponte do Futuro. Isso demonstra confiança no potencial da capital e no direcionamento que o estado vem adotando.”
Para ele, a integração entre turismo, mobilidade e desenvolvimento urbano será determinante para o futuro econômico da Paraíba. “É fundamental que as obras e os investimentos dialoguem com a lógica de crescimento que já estamos vivendo.”


Com auditório cheio, troca de ideias qualificadas e perspectivas otimistas para 2026 e para a próxima década, o aniversário do Paraíba Business reafirmou seu papel como plataforma de referência para quem acompanha e constrói o futuro econômico da Paraíba.
Durante o evento, o sócio-fundador do Paraíba Business, Glauco Morais lembrou que o primeiro recorte editorial uniu mercado imobiliário e turismo, dois setores que, segundo ele, caminham juntos no atual ciclo de crescimento. “Com o tempo, o portal passou a cobrir também saúde, educação, estilo de vida e consumo”.
A partir de 2026, o portal pretende trabalhar um calendário temático com foco em eixos econômicos, como turismo e economia criativa, inovação e startups, saúde e biotecnologia, construção civil e mercado imobiliário, energias renováveis, varejo e serviços financeiros, logística, indústria de transformação e economia do mar, além de um balanço anual no fim do ano.
“O Paraíba Business, mesmo ainda muito jovem, já se consolidou de forma respeitada no mercado local. Em apenas um ano, conquistamos a confiança dos setores da construção civil, do turismo e de outros segmentos produtivos da cidade e do estado, fruto de um trabalho sério e comprometido”, comemora Glauco Morais.
De acordo com Ruy Dantas, Glauco “passou um ano provocando” até que o projeto saísse do papel e atribuiu boa parte do resultado à equipe liderada pela jornalista Vanessa Laini. “Às vezes passamos dias sem olhar o portal, porque confiamos plenamente no time”, brincou Ruy.
“A plataforma multicanal Paraíba Business foi concebida com muito esmero e, porque não dizer, com muita paixão, de todo o time, sem exceção. Paixão pelo ofício de jornalista. Depois de um ano de muito trabalho e aprendizado, estamos orgulhosos do caminho percorrido, mas também certos de que ainda há muito o que construir, evoluir. Porém, o mais importante, penso que já conquistamos: o reconhecimento da relevância do portal neste momento em que a Paraíba está sob holofotes”, ressaltou Vanessa Laini.
“Também conquistamos alguns prêmios. Ganhamos primeiro lugar na categoria matéria jornalística do concurso da Afrafep – Associação dos Auditores Fiscais do Estado da Paraíba, com a matéria sobre educação fiscal ‘Educação fiscal: mais que impostos, um compromisso com o presente e com o futuro’. Recebemos segundo lugar/menção honrosa na Comenda Mário Tourinho de Imprensa, com matéria ‘Gestão que transforma: como práticas inovadoras podem impactar municípios paraibanos’. E fomos finalistas no prêmio de jornalismo do Sebrae-PB com a matéria ‘Da necessidade à inovação: o empreendedorismo “invisível” em movimento na Paraíba’. ‘Portanto, este é o momento de muita gratidão e também para dizer que muito mais vem por aí. Um ano foi só o começo. O diálogo segue aberto. E é nele que queremos encontrar e construir o futuro”, reforça a jornalista Vanessa Laini.