João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 27.55ºC
IBOVESPA 132725.68
Euro 6,42
Dólar 5,57
Yuan 0,78
NAF do UNIESP fica em primeiro lugar em atendimentos na 4ª Região Fiscal da Receita Federal
30/07/2025 / 08:54
Compartilhe:
A imagem atual não possui texto alternativo. O nome do arquivo é: whatsapp-image-2025-07-30-at-08-41-54

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) do UNIESP Centro Universitário, em parceria com o Procon-PB, registrou o maior número de atendimentos entre os estados da 4ª Região Fiscal da Receita Federal, que abrange Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte, no período de janeiro a julho de 2025.

Segundo dados da Receita Federal, o NAF do UNIESP realizou 1.183 atendimentos no período, número 30% superior ao segundo colocado no ranking regional. O resultado destaca a atuação do núcleo como espaço de prestação de serviços gratuitos à população e formação prática de estudantes da instituição.

Coordenador dos cursos de Ciências Contábeis e Gestão Financeira do UNIESP, o professor Thyago Henriques ressalta que o volume de atendimentos representa o alcance social do projeto. “Esse número traduz o impacto direto do NAF na vida de centenas de pessoas que buscaram orientação fiscal, regularização tributária e auxílio na declaração do Imposto de Renda, sempre com ética e responsabilidade social”, afirma.

O NAF é um programa da Receita Federal realizado em parceria com instituições de ensino superior em todo o país. A iniciativa oferece atendimentos gratuitos a pessoas físicas de baixa renda, microempreendedores individuais (MEI), organizações da sociedade civil (OSC) e pequenos produtores rurais.

No UNIESP, o núcleo funciona na sede do Procon-PB, com atuação de estudantes supervisionados por docentes. Os atendimentos incluem temas como Imposto de Renda, Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e outros tributos federais.

O coordenador do NAF no UNIESP, professor Alexandre Dioná, é citado por Thyago Henriques como figura central no desempenho do projeto. “Sua dedicação e liderança têm sido fundamentais para esse resultado. Também agradecemos à Receita Federal, especialmente à superintendente da 4ª Região Fiscal, Myrelle Miranda, pelo apoio institucional, e à reitora Érika Marques, que tem investido na iniciativa como uma ferramenta de transformação social”, completa.