João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 29.28ºC
IBOVESPA 127698.32
Euro 6.1013
Dólar 5.749
Peso 0.0058
Yuan 0.7963
Napoleão Laureano inaugura Centro Oncológico no Alto Sertão da Paraíba
30/07/2024 / 18:23
Compartilhe:
Hospital Napoleão Laureano inaugura Centro Oncológico em Sousa

Um Centro Oncológico do Hospital Napoleão Laureano (HNL) foi inaugurado nessa segunda-feira (29/07/24) na cidade de Sousa, Alto Sertão paraibano.

A unidade deverá atender não só a população local de Sousa, mas também pessoas de outras oito cidades — Lastro, Vieirópolis, Santa Cruz, Nazarezinho, São Francisco, Aparecida, São José da Lagoa Tapada e Marizópolis.

Atualmente, para realizar tratamentos oncológicos no Laureano, os pacientes do Alto Sertão do estado precisam percorrer mais de 400 km para chegar à capital, um trajeto que dura em média seis horas. A proposta é que essas pessoas sejam atendidas na própria região sem ter que fazer uma viagem cansativa até João Pessoa para fazer algum procedimento.

Inauguração do Centro Oncológico do Hospital Napoleão Laureano em Sousa, Sertão da Paraíba

Com essa obra, estamos chegando mais próximo dos pacientes sertanejos, evitando que eles percorram centenas de quilômetros diariamente em busca da cura. Vamos trazer os especialistas oncológicos, como urologistas, mastologistas, oncologistas clínicos, dermatologistas e até a quimioterapia para agilizar o tratamento dos que mais precisam”, disse Marcelo Lucena, presidente da Fundação Napoleão Laureano, explicando que atendimentos de alta complexidade continuarão sendo realizados no Hospital Napoleão Laureano na capital.

A grande demanda que é a quimioterapia, consultas, alguns exames ambulatoriais, pequenas cirurgias, isso aí vai ser feitas no Centro de Sousa. Mas os outros como de alta complexidade como grande cirurgia, radioterapia, esses procedimentos de alta complexidade tem que ser no Napoleão Laureano de João Pessoa”, detalhou Marcelo.

Receba as notícias do F5Online no WhatsApp

Hoje é um dia de muita alegria e satisfação! Expresso minha gratidão à equipe do Hospital Napoleão Laureano, sobretudo ao Dr. Carneiro Arnaud que mesmo estando com 90 anos de idade trabalhou incansavelmente para que essa obra saísse do papel, e ao governador João Azevedo por destinar recursos usados na reforma do prédio. Essa é uma realização com a parceria de muitas mãos. Uma conquista aos sousenses e sertanejos que terão a condição de começar o tratamento contra o câncer aqui, mitigando as dores e deixando mais cômodo a situação dos pacientes oncológicos”, destacou o prefeito de Sousa, Fábio Tyrone.