O Governador e pré-candidato na disputa pelo Governo do Estado da Paraíba, João Azevedo (PSB), é o postulado com maior influência nas redes sociais, contabilizando nas dez últimas postagens no Instagram uma média de 304,6 comentários e 1858,8 curtidas até a quinta-feira (07). O diagnóstico das análises foi realizado pela empresa de tecnologia e pesquisa, Keek – Inteligência Analítica.
No ranking dos pré-candidatos ao Governo do Estado com mais comentários no Instagram, Pedro Cunha Lima (PSDB) ocupa o segundo lugar com média de 125,2 comentários. Em terceiro lugar, segue Senador Veneziano Vital (MDB) com média de 88,7 comentários. Em quarto lugar aparece o candidato Nilvan Ferreira (PL), que tem uma média de 64,5 comentários por postagem. Por fim, a pré-candidata Adjany Simplicio (PSOL) com média de 5,7 comentários.
Quando analisados os perfis que recebem mais curtidas no Instagram, Pedro Cunha Lima (PSDB) fica em segundo lugar com média 1342,1 curtidas. O terceiro lugar é ocupado pelo candidato Nilvan Ferreira (PL), que tem uma média de 986,9 curtidas. Em quarto lugar aparece o Senador Veneziano Vital (MDB) com média de 591,9 curtidas. Por fim, a pré-candidata Adjany Simplicio (PSOL) com média de 53,5 curtidas.
A pesquisa também levantou o crescimento de seguidores de 28 de junho a 06 de julho e apresentou o seguinte resultado.
Em termo relevância, o Instagram considera o engajamento do “comentário” mais importante que a “curtida”, por entender que aquele perfil detém de um poder de atrair comunidades.
Não vem engajando bem
Apesar de ser o perfil com mais seguidores, o pré-candidato do PL, Nilvan Ferreira, não obteve um bom engajamento, chegando a ficar em quarto no número de comentários.
Vem ganhando espaço
O tucano Pedro Cunha Lima vem obtendo bons números, sendo o segundo em todos os cenários. O pré-candidato vem somando resultados que lhe dão base para uma boa disputa com o Governador.
Fora da curva
Apesar da boa vantagem perante aos demais candidatos, observamos que o fator diferencial para o Governador João Azevedo (PSB) foi a postagem sobre o decreto da gasolina. A média sem o post deixaria uma disputa mais equilibrada com Pedro, segundo colocado. Sinal de alerta para o Governador.
Opinião do especialista
Na opinião do publicitário Ruy Dantas, o Instagram vem aos poucos deixando de ser uma rede social de Post e Card, para ser um canal de vídeo e concorrer cada vez mais com o Tik Tok.
O desafio das estruturas de marketing dos candidatos é conciliar os inúmeros pedidos de posts e cards com a necessidade de gerar vídeos para atender as regras de engajamento do Instagram.
Dantas acredita que os candidatos que não entenderem essas características vão continuar gerando conteúdo apenas para a própria bolha.