A Nasa, a agência espacial americana, registrou “fogos de artifício” no espaço ao redor de uma protoestrela — corpos celestes que, no futuro, acabam virando estrelas. A imagem foi feita com o Telescópio Espacial James Webb, a ferramenta mais atualizada com relação ao espaço.
Batizado de L1527 e localizada a cerca de 460 anos-luz da Terra, na constelação de Touro, o astro teve sua primeira divulgação em 2022. Com cerca de 100 mil anos, a protoestrela é relativamente jovem em comparação ao nosso Sol, que tem cerca de 4,6 bilhões de anos.
As cores azul, vermelha e branca são as que mais se destacam na fotografia. Segundo a Nasa, o azul é a molécula carbonácea, hidrocarboneto aromático policíclico (PAHs). Já o vermelho, localizado bem no centro da imagem, é uma camada espessa e energizada de gases e poeira que envolve a protoestrela.
A região em branco representa a uma mistura de PAHs, neon ionizado e poeira densa — isso mostra que a protoestrela afasta a matéria enquanto consome material de seu disco.
*Com informações da CNN