A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promoverá, no próximo domingo (19), o Natal no Campus, com ações de cultura, esporte e lazer. O evento gratuito ocorrerá ao ar livre, das 15h às 21h, no estacionamento da Reitoria, no Campus I, em João Pessoa. Entre as atrações, haverá feira gastronômica, espaço com brinquedos para crianças, apresentação musical, teatro e doação de alimentos.
O evento será dividido em espaços com atividades simultâneas. O Espaço Brincar, que funcionará das 15h às 19h, contará com brinquedos para crianças de 2 a 10 anos, como pula-pula e piscina de bolinhas.
O Espaço das Guloseimas disponibilizará, durante todo o evento, a venda de alimentos produzidos por pequenos empreendedores, estudantes de projetos de extensão e do curso de gastronomia da UFPB. Também haverá uma feira de artesanato, com a participação de artesãos cadastrados junto a Pró-Reitoria de Extensão da universidade.
Já a programação do Espaço Cultura terá a apresentação do espetáculo “Troca-se histórias por brincadeiras”, das 17h às 18h; a exibição do curta-metragem “Jornalista Marinheiro”, das 18h às 18h40; e a apresentação do Quinteto da Orquestra Sinfônica da UFPB (OSUFPB), das 18h50 às 19h20.
Entre as atrações da noite, o Quinteto da Orquestra Sinfônica da UFPB (OSUFPB) tocará músicas de Johann Pachelbel e Arcangelo Corelli, composições de Tom Drummond e Daniel Pina, que serão os cantores da apresentação, ao som de violino (Rodrigo Eloy e Emmanuel de Carvalho), viola (Luiz Carlos), cello (Lucas Almeida) e contrabaixo (Victor Mesquita). Além disso, a Orquestra Sinfônica também apresentará ao público uma seleção de músicas de Natal.
Na dança, o Balé Popular da UFPB vai apresentar o Pastoril Popular. Dirigido por Maurício Germano, o espetáculo é uma fragmentação do presépio e é constituído por jornadas, canções e danças, que celebram o nascimento de Jesus Cristo, resgatando os festejos natalinos.
O espetáculo “Troca-se histórias por brincadeiras”, do Grupo Teatral Arretado Produções Artísticas, tem a capacidade de transmitir visual, auditiva e intelectualmente conhecimento do universo cultural nordestino brasileiro e permite o resgate da memória do circo por meio da palhaçaria construída na encenação e a interação entre os atores e a plateia.
Já o Auto de Natal será realizado das 19h30 às 20h30 e fará o público vivenciar a clássica história do nascimento de Jesus, de uma forma lúdica e diferente, unindo o conto e o canto, com arranjos regionais, encerrando a noite com a chegada do Papai Noel.
Todas as atividades seguirão os protocolos de biossegurança, como o uso de máscara, álcool a 70% e distanciamento social, além de aferição de temperatura na entrada do evento. A apresentação do cartão de vacina físico ou digital será obrigatória.