A Natura é a líder do 11º Anuário Inovação Brasil no ranking geral e na categoria “Cosméticos, Higiene e Limpeza”. A premiação, considerada referência nacional em práticas de inovação em grandes corporações, avalia as organizações mais inovadoras em 25 setores de atividade no ano de 2024.
“A Natura opera o maior centro de pesquisa e inovação em cosmética do Hemisfério Sul, o que se traduz diretamente na qualidade do que entregamos aos nossos clientes. Mas, mais do que um departamento ou um centro de pesquisa, a inovação é uma atitude que permeia toda a empresa. Por meio dela, geramos prosperidade para milhões de consultoras, para nossos parceiros e para os negócios, potencializando o impacto positivo social, ambiental e econômico para toda a sociedade”, reforça João Paulo Ferreira, CEO da Natura.
Em 2024, o investimento total em projetos de inovação superou R$ 1 bilhão, representando 4,5% da receita líquida da empresa. A maior parte do orçamento foi destinado à área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), que conta com uma infraestrutura robusta, incluindo dois centros de pesquisa e inovação no Brasil: em Cajamar, São Paulo, e em Benevides, Pará, na Amazônia. Mas também, a digitalização modernização da estratégia de canais recebeu investimentos relevantes para potencializar a jornada omnicanal e acompanhar as tendências de consumo do mercado.
“No último ano, investimos R$ 1 bilhão em inovação, em ciência e tecnologia, na área de cosméticos, na modernização e digitalização das experiências comerciais e no empoderamento das nossas consultoras e da nossa rede de vendas por relações, que fazem parte do objetivo de gerar regeneração”, completa o CEO.
Além disso, a Natura fomenta a inovação por meio de um vasto ecossistema de parcerias, pautado pelas relações. Iniciativas como a Aliança Regenerativa, que engaja 100 empresas da cadeia de valor, e o Mecanismo Financeiro Amazônia Viva, em parceria com a VERT Securitizadora e o FUNBIO, demonstram o compromisso com a regeneração e o desenvolvimento de comunidades na Amazônia.