Se fosse possível resumir em uma frase o que é o Nordeste On (NEon) seria: “É uma representação ativa das demandas da sociedade atual”. Tudo e todos foram considerados: cultura, educação, esportes, inovação, inclusão social, sustentabilidade, compensação de carbono, jogos, robótica, marketing digital, mobilidade urbana e pertencimento (e talvez estejamos esquecendo algo). Tudo isso sob a batuta do Sebrae-PB e parceiros de peso que reconhecem neste tipo de iniciativa inúmeras oportunidades durante e no pós-evento.
Imagine um espaço de 30 mil metros quadrados totalmente ocupados por jovens, estudantes, empreendedores, empresários e crianças vivenciando dois dias de intensa programação: palestras, apresentações, shows, troca de experiências e muito mais. “O impacto de um evento como esse permanece e gera frutos durante muito tempo”, adianta Luiz Alberto Amorim, superintendente do Sebrae-PB.
Leia também: Nordeste On começa essa semana com expectativa de receber 20 mil visitantes
Na primeira edição, lembra o superintendente, foram 200 startups e, este ano, teremos 250 startups mostrando seus produtos e serviços, interagindo com quem já esteve neste lugar e já “chegou lá” e podendo ainda estar frente a frente com cerca de 50 investidores à procura de boas ideias. Parece ficção? Não! Esta é a essência do Nordeste On (NEon). Um festival de conhecimento e troca, cores e cultura, jogos e robôs, tudo no tom e tons da Paraíba.
Tem palco interno com representação gráfica do sol que aqui chega primeiro, redário, espaços que simulam um veleiro em Cabo Branco e a área kids com referência ao Vale dos Dinossauros. A cultura paraibana permeiará todos os lugares, fazendo do NEon uma experiência que, além de divertida, contagiará a todos e impulsionará a criação de inovação, novos negócios, aprendizados e networking.
E os números são superlativos. Nos dois dias do NEon são esperados 20 mil visitantes, dezenas de empresas, meta de captação de recursos para startups de cerca de R$3 milhões, 20% a mais que na primeira edição.
A sustentabilidade também está na pauta do NEon. Além de trazer startups com soluções para o meio ambiente, o Sebrae-PB está fazendo o monitoramento das emissões de carbono que o evento terá para fazer a compensação por meio de empresa parceira. Também haverá coleta e tratamento de resíduos na área externa do Centro de Convenções e distribuição de mudas nos dois dias do evento.
O Nordeste On (NEon) será um grande encontro. Desde estrelas da ciência e tecnologia ao futebol, passando pela música e artes cênicas, a capital paraibana receberá o ator Lázaro Ramos, Elba Ramalho, Silvio Meira e o ex-capitão do Flamengo, Diego Ribas que se juntarão a outros 70 palestrantes para tratar sobre o universo da inovação, sustentabilidade e empreendedorismo em todas as suas facetas.
O NEon é uma iniciativa do Sebrae, em parceria com o Governo da Paraíba e conta com apoio do Governo Federal, Caixa Econômica Federal, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e mais 40 empresas e entidades entre as quais a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEPB), Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), A&C, Showkase, Hostdime, Smartspace, Caixa Econômica Federal, Finep Inovação e Pesquisa, Sin Group e IlhaTech.
Confira a programação completa aqui