João Pessoa 26.13ºC
Campina Grande 23.9ºC
Patos 23.02ºC
IBOVESPA 124645.58
Euro 5.4952
Dólar 5.1589
Peso 0.0059
Yuan 0.712
Nilda elogia aprovação da volta do despacho gratuito de bagagem em viagens aéreas
18/05/2022 / 13:21
Compartilhe:

A senadora paraibana Nilda Gondim (MDB-PB) elogiou a aprovação, no Senado Federal, da “MP do Voo Simples”, que garante gratuidade de bagagens em passagens aéreas. A medida foi aprovada na noite de terça-feira (17), com o objetivo de flexibilizar as regras do transporte aéreo.

A matéria foi aprovada na forma de Projeto de Lei de Conversão (PLV 5/2022), relatado pelo senador Carlos Viana (PL-MG). Por ter sido modificada no Senado, volta para a Câmara dos Deputados.

Carlos Viana havia retirado a gratuidade do despacho de bagagem em seu relatório, argumentando que apenas dois países no mundo adotam a bagagem gratuita: Cuba e Coréia do Norte. Mas os senadores no Plenário optaram pelo despacho gratuito de uma bagagem por passageiro — de 23 quilos nos voos nacionais e 30 quilos nos internacionais, conforme aprovado na Câmara.

Ao falar em Plenário durante a discussão da MP, a senadora Nilda Gondim defendeu a gratuidade da bagagem:

“Todos nós estávamos esperando que realmente seria evitado o pagamento dessas bagagens, porque a Câmara Federal tinha aprovado o projeto de lei de conversão que assegurava a gratuidade. Eu fiquei feliz da vida, porque tem tanta gente aí que gostaria de viajar e já paga uma fortuna, uma exorbitância na passagem, um preço aviltante mesmo, que isso diminuiria um pouco a despesa desse pessoal que gostaria de viajar e não tem condições financeiras. Então, lamento o senhor ter suprimido esse pedido”, afirmou Nilda Gondim ao criticar a possibilidade de cobrança.

A parlamentar destacou que a bagagem é um serviço ao passageiro, e cuja suspensão em 2017 não trouxe a prometida redução nos preços das passagens: “Apesar deste argumento que eles levaram de que – não, a passagem vai ser diminuída, o gasto vai ser menor -, todas essas promessas foram vãs. Aumentou muito a passagem. Eu sei e compreendo que o combustível aumentou, mas o aumento foi tão grande que muita gente não tem poder aquisitivo para comprar passagem.”, disse a senadora.

A Medida Provisória foi editada em dezembro de 2021 pelo governo federal como parte do Programa Voo Simples, que atualmente contempla mais de 60 ações da Anac, cujo objetivo é simplificar e desburocratizar o setor de aviação. Porém, os deputados aprovaram, em 26 de abril, um texto mais abrangente que revoga e altera dispositivos do Código Brasileiro de Aeronáutica e de outras leis que regulam o setor.