“Um sonho realizado”, diz a senadora Nilda Gondim (MDB-PB) sobre a garantia dos recursos para construção da Casa da Mulher Brasileira na capital paraibana.
Com 5,5 milhões direcionados pela senadora, em emenda orçamentária individual e de bancada, a instalação acontecerá no terreno antes ocupado pelo Hotel Tropicana, no Centro de João Pessoa. Do total empenhado, 700 mil já estão em mãos da Defensoria Pública do Estado (DPE-PB), que vai tocar o projeto. A expectativa é que o dinheiro restante seja liberado ainda este ano.
“Agora posso garantir às paraibanas e paraibanos, especialmente às mulheres, que a nossa Casa da Mulher Brasileira vai ser concretizada. Não é só um sonho. É uma realidade também. Esses recursos já foram empenhados, coloquei 5,5 milhões de reais em emendas individuais e de bancada. Parte já está com a Defensoria Pública, que é quem vai construir, e o restante está empenhado”, disse Nilda.
A Casa da Mulher Brasileira é um programa federal criado pelo Decreto n° 8.086 de 2013, efetivado em parceria com o Ministério Público e governos estaduais e municipais. Trata-se de um espaço público para acolhimento e atendimento às mulheres em situação de violência. São ofertados programas que, além de proteção à mulher, promovem autonomia, humanização do atendimento, solidariedade, empoderamento feminino, liberdade de escolha, respeito, inclusão e acessibilidade, apoio psicossocial, delegacia especializada, assistência judicial, entre outros serviços.
Atualmente, estão em funcionamento Casas da Mulher Brasileira em 7 capitais: Brasília (DF), Campo Grande (MS), São Luís (MA), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), São Paulo (SP) e Boa Vista (RR). João Pessoa deverá ser a próxima capital contemplada com a instituição, cujo objetivo central é ajudar a diminuir os altíssimos índices de violência contra a mulher.
“Posso garantir a vocês mulheres que esse sonho que sempre alimentei, agora como senadora, eu consegui realizar. A Casa da Mulher Brasileira será implantada na Paraíba, através do Ministério Público, com apoio, claro, do prefeito Cícero Lucena, do governador João Azevêdo, que também estão colaborando. Mas a minha parte, que são os recursos todos para a construção da Casa da Mulher, eu consegui, graças a Deus”, afirmou Nilda Gondim.