Em discurso no plenário do Senado nesta quinta-feira (17), a senadora Nilda Gondim (MDB-PB) destacou que, apesar da ampla legislação brasileira sobre crimes ambientais, é preciso mais esforços.
“Estamos avançando gradativamente na conscientização social sobre a necessidade de protegermos os animais, no entanto, casos como os relatados mostram que o Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer”, disse Nilda Gondim.
Para a parlamentar, é importante continuar o trabalho diligente visando prevenir os crimes e “punir de forma severa aqueles indivíduos que afrontam a dignidade dos animais e com seus atos ferem a nossa dignidade como sociedade e como civilização”.
Nilda citou reportagem do programa Fantástico (Rede Globo), exibida no último domingo, que mostrou um rebanho de bezerros abandonados por criminosos supostamente ligados a estelionato e pirâmide financeira.
“Um revoltante cenário de abandono ao qual foram submetidos cerca de 300 bezerros no município de Cunha, também em São Paulo”, observou a senadora, acrescentando que os animais estavam há dias sem água e comida, e que muitos morreram em situação de total negligência e maus-tratos.
“Além do crime ambiental repugnante, a Polícia suspeita que a criação de bezerros era usada para aplicar golpes financeiros”, apontou a senadora. Ela lembrou que, em novembro passado, foi noticiada situação semelhante de abandono de búfalos no município paulista de Brotas. Na ocasião, Nilda Gondim pediu providências das autoridades para que o caso não fosse esquecido.
“No final de janeiro recebemos com satisfação a informação de que o responsável por esse crime terrível, que estava foragido, foi preso no litoral de São Paulo”, informou a senadora.