João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 23.9ºC
IBOVESPA 128508.67
Euro 5.4528
Dólar 5.0723
Peso 0.0058
Yuan 0.7005
Nilda Gondim diz que atentado contra Cristina Kirchner reflete ‘violência que toma conta do Brasil’
02/09/2022 / 14:37
Compartilhe:

Em discurso na plenária do Senado Federal nesta sexta-feira (2), a senadora Nilda Gondim (MDB-PB) condenou o atentado sofrido pela vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, e lamentou que um brasileiro tenha sido o responsável pela tentativa de homicídio.

Filho de uma argentina e de um chileno, o brasileiro Fernando Andrés Sabag Montiel, de 35 anos, foi preso logo após o ataque contra a ex-presidente do país. Imagens em vídeo mostram o momento em que o homem aponta uma pistola para a cabeça de Kirchner. A arma estava carregada com cinco balas, que falharam. Ele teria apertado o gatilho duas vezes.

Nilda Gondim lamentou que um brasileiro tenha sido o autor do ataque e disse que o episódio reflete a violência que toma conta do Brasil, resultado de um discurso pró-armas encampado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) e seus seguidores.

“Essa violência está se dando em todo o Brasil, é o resultado da propagação do discurso de que alguns brasileiros precisam portar armas. Isso é o que o presidente Bolsonaro vive a propagar. Lamentavelmente o Brasil está cada vez mais violento, o que vai contra a democracia, a liberdade, que estamos perdendo”, afirmou a senadora, que é mãe do candidato ao governo do estado, Veneziano Vital (MDB-PB).

Nilda anda elogiou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que reuniu senadores em Plenário nesta sexta-feira para votação de projetos e créditos suplementares aos estados. Pacheco solidarizou-se com os argentinos contra a violência e condenou a propagação dos discursos de ódio.