João Pessoa 27.13ºC
Campina Grande 24.9ºC
Patos 26.01ºC
IBOVESPA 125124.3
Euro 5.5359
Dólar 5.2027
Peso 0.006
Yuan 0.7184
Novo drone ucraniano de coleta de inteligência voa pela primeira vez
30/12/2021 / 21:44
Compartilhe:

O novo complexo de inteligência eletrônica de fabricação ucraniana baseado em plataforma de aeronave não tripulada levantou voo.

No dia 27 de dezembro, o site Defense Express relatou que a versão de coleta de inteligência da Ucrânia do sistema de aeronaves não tripuladas (UAS) PD-2 iniciou seu programa de teste de voo.

O novo sistema de inteligência eletrônica (ELINT) baseado em aeronaves não tripuladas é chamada de Gekata e foi desenvolvido pela especialista ucraniana em eletrônica militar Infozahyst LLC.

O elemento principal do sistema Gekata é um conjunto de 10 quilogramas com equipamento de reconhecimento de rádio, instalado nos drones PD-2. De acordo com os desenvolvedores, todo o complexo consiste em uma estação de controle de solo e seis drones com inteligência eletrônica Gekata / suíte de inteligência de comunicações.

Conforme observado pela empresa, o Gekata é um complexo ELINT baseado em UAS projetado para a busca, detecção, classificação e identificação de pulsos de sinal de estações de radar, medidas de apoio à guerra eletrônica, guerra antiaéreo e aviões. O complexo determina os modos de operação e áreas de reconhecimento, com base nos princípios do radar ativo, também denota suas características.

A Infozahyst diz que o Gekata pode detectar e reconhecer sinais de rádio de alvos terrestres, alvos de superfície, alvos aéreos (incluindo alvos além do horizonte) em modo em tempo real.

O novo sistema ELINT baseado em drones abrirá um nível completamente novo de oportunidades para os militares, de acordo com funcionários da empresa.

Além disso, no início de abril de 2021, o CEO da empresa, Yaroslav Kalinin, disse ao Defense Express que o Infozahyst recebeu 2 milhões de euros de investimento estrangeiro para desenvolver o complexo de coleta de inteligência Gekata.

Defense Blog