Tem início nesta terça-feira (16) o novo Mecanismo Especial de Devolução do Pix, que visa facilitar o retorno de valores movimentados somente em casos de “fundada suspeita de fraude” ou em falhas operacionais.
A ideia é que a devolução seja feita pela própria instituição em que o recebedor tem conta, seja por iniciativa própria ou por solicitação da instituição em que o pagador tem conta. Já há um mecanismo parecido, mas ele funciona apenas quando o usuário recebedor detecta algum erro.
No caso de transferências equivocadas, os recursos poderão ser devolvidos pelo usuário recebedor com a função que já existia anteriormente.
Nesta terça-feira, o PIX completa 1 ano de funcionamento com um sistema que surpreendeu as instituições financeiras pela rápida adesão dos brasileiros. A previsão é que até o fim de 2021 novos recursos e opções sejam disponibilizadas, como o Pix Saque e Troco, que permite que o usuário veja no aplicativo do banco em que tem conta quais lojas possuem caixa e estão aptas para fornecer dinheiro em espécie. Ou seja, a pessoa vê a loja disponível mais perto seguindo sua localização, faz um Pix e recebe o dinheiro físico.
Da Redação com CNN Brasil e O Globo