O Complexo de Doenças Infectocontagiosas Dr. Clementino Fraga, referência estadual para o tratamento de HIV/Aids na Paraíba, começou a entrega de uma nova medicação de combate aos agravos da doença. Antes, o tratamento do HIV envolvia combinações específicas de vários medicamentos diferentes para suprimir efetivamente o vírus e retardar o avanço da doença. Com o novo protocolo, os usuários ganham a possibilidade de utilizar um tratamento com uma única dose diária. A migração entre as terapias acontecerá de forma gradual, de acordo com critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
A nova terapia é uma combinação inédita de dois medicamentos eficazes para pacientes com HIV ou Aids: os antirretrovirais dolutegravir 50mg + lamivudina 300mg. Com a nova medicação, os usuários atendidos no Clementino Fraga ganham a possibilidade de utilizar um tratamento com uma única dose diária, o que pode aumentar a adesão ao tratamento. A adesão ao tratamento é um dos maiores desafios do tratamento contra HIV/Aids e a redução do número de comprimidos deverá aprimorar esse ponto.
A infectologista Júlia Chaves lembrou que o Ministério da Saúde estabeleceu que inicialmente receberão a nova medicação pessoas com idade igual ou superior a 50 anos, adesão regular, carga viral menor que 50 cópias no último exame e que tenham iniciado a terapia dupla até 30 de novembro de 2023. “Esse medicamento tem uma potência muito mais alta e apresenta um nível muito baixo de eventos adversos, além disso, poderá ser usado, por exemplo, por pessoas que apresentem algum problema renal”, explicou a médica.