30.1 C
João Pessoa

‘Numa ditadura há sempre limitações para a cidadania’, diz professor integrante da Comissão da Verdade em João Pessoa

Em entrevista ao programa F5 da 89 Rádio Pop, Rodrigo Freire fez análise sobre os 21 anos da ditadura militar no Brasil

Esta quarta-feira (31) é marcada pelos 57 anos desde que o Congresso Nacional depôs o presidente João Goulart e uma junta militar assumiu o poder no país, iniciando o período da ditadura militar no Brasil (1964-1985). Em 15 de abril de 1964 o general Castello Branco tomou posse, tornando-se o primeiro de cinco militares a governar o país durante a fase, marcada por censura, perseguições, torturas e assassinatos.

Em entrevista ao programa F5, na 89 Rádio Pop, o professor de mestrado da UFPB e integrante da Comissão Municipal da Verdade (CMV), Rodrigo Freire, lembrou aos ouvintes sobre a fase que durou 21 anos.

Leia Também

De acordo com o professor, o período militar está amplamente documentado, não apenas no Brasil como em outros países.

“A ditadura que durou 21 anos foi um período em que o estado brasileiro cometeu violações de direitos gravíssimas. Não apenas assassinatos, torturas, desaparecimentos políticos, mas também a censura à imprensa era algo evidente e absurdo”, explicou.

Ele destacou que a falta de liberdade e os crimes motivados por opiniões contrárias ao poder vigente não atingiam apenas pessoas de esquerda ou comunistas, como muitos imaginam.

Segundo Rodrigo, “em João Pessoa tivemos diversos casos de prisões ilegais e instituições invadidas por militares”, relata.

“Numa ditadura há sempre limitações para o exercício da cidadania. Esse momento é de afirmar a democracia, a defesa da vida, da razão e lutar não apenas pela democracia mas também pela vacina”, destacou o professor.

A CMV – A Comissão Municipal da Verdade de João Pessoa foi criada em 2014 e tem o objetivo de investigar as violações de direitos humanos e perseguições políticas ocorridas durante 1964 e 1985, na cidade.

Na manhã desta quarta-feira (31) o governador do estado, João Azevêdo, se manifestou em redes sociais sobre a data. “Que esteja em nossa memória um passado que não queremos ver de novo, nem no presente, nem no futuro. Democracia e liberdade, sempre!”, escreveu o chefe do executivo estadual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

#PUBLICIDADE#

Mais Lidas

Juliette vira personagem de jogo online desenvolvido por estudante paraibano

“Tenho trabalhado cerca de 6 horas por dia no jogo, todos os dias. Criando o conceito, desenhos, animações, programação e gravando, editando pra postar no Instagram. [Na vida real] é lógico que ela vai sair campeã da casa, a quantidade de cactos [apelido dos fãs da participante] só vai aumentar e ela vai continuar sendo o fenômeno que é, mesmo após o fim do programa”, explica o estudante. 

BBB 22 terá novo representante da Paraíba, confirma Tadeu Schmidt

Pelo terceiro ano seguido a Paraíba terá representante na casa mais vigiada do país. O jornalista e novo apresentador do Big Brother Brasil, Tadeu...

Calendário do abono PIS/Pasep é aprovado; veja datas, valores e quem recebe

O novo calendário, que deve ser publicado no Diário Oficial da União, prevê o pagamento a partir do dia 8 de fevereiro para quem...

Copa Super 8: Unifacisa vence Brasília fora de casa e se aproxima da classificação

“Começamos o jogo um pouco tensos e com isso acabamos errando um pouco mais do que o normal, desperdiçamos algumas bolas no ataque e isso deu chances para o adversário. Mas, no segundo tempo, voltamos bem mais conscientes, nossa defesa melhorou bastante, principalmente em cima do armador adversário, nosso aproveitamento também subiu e com isso conquistamos uma boa vitória hoje, muito importante para a classificação para a Copa Super 8”, comentou o jogador da Unifacisa, Kevin Crescenzi.

Festival Verão On! na Paraíba, confirma Alok, Henrique e Juliano, Menos é Mais e Pedrinho Pegação

O Festival Verão On! abre o ano de 2022 com shows de Alok, Henrique e Juliano, Pedrinho Pegação, Menos é Mais e Matheus Fernandes....
#PUBLICIDADE#

ACHAMOS QUE VOCÊ VAI GOSTAR

#PUBLICIDADE#