Já passa de 5 mil o número de mortos após os terremotos que atingiram a Turquia e a Síria nesta segunda-feira (06.02), segundo balanço dos dois governos. Somente na Turquia, segundo a agência de desastres, mais de 3.419 pessoas morreram só no país após o primeiro terremoto, e mais de 15 mil ficaram feridas. Na Síria, o balanço de mortos é de ao menos 1.612.
Países como EUA, Coreia do Sul, Reino Unido, Alemanha e Israel, já enviaram ou anunciaram que vão enviar ajuda humanitária e equipes.
O primeiro terremoto, originado perto da cidade de Gaziantep, teve 7,8 de magnitude e ocorreu às 4h17 de segunda no horário local (22h17 de domingo, no horário de Brasília), enquanto muitas pessoas dormiam.
Um segundo terremoto, de 7,5 de magnitude, foi registrado perto da cidade de Kahramanmaras às 13h30 de segunda em horário local (7h30 da manhã de segunda-feira, no horário de Brasília). As autoridades disseram “não ser um tremor secundário”.
Este foi o pior terremoto desde 1939 na região, muito propensa ao fenômeno por ser uma área de encontro de placas tectônicas. Além de sofrer com os efeitos de ambos os terremotos, a Síria está com problemas para receber ajuda humanitária da ONU devido a danos nas estradas que ligam a Turquia ao país.
A oficial sênior de emergência da OMS para a Europa, Catherine Smallwood, disse à agência de notícias AFP que o número de mortes pode chegar a oito vezes o contabilizado atualmente.
F5 com informações da BBC