Equipes do Corpo de Bombeiros da Paraíba trabalham no resgate de vítimas e procura por desaparecidos na Região Metropolitana e Mata Norte do Recife (PE). Além da Paraíba, o estado pernambucano recebeu suporte de militares enviados pelos governos do Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Sergipe e Bahia, além do Exército. Já são 91 mortos, 26 desaparecidos e cerca de 5.000 pessoas desabrigadas em decorrência de deslizamentos de barreiras, inundações e alagamentos após fortes chuvas na região.
“Também estamos acompanhando a situação das famílias atingidas pelas fortes chuvas na Paraíba, neste fim de semana. O Corpo de Bombeiros está em contato com a Defesa Civil dos municípios, monitorando e em prontidão para ajudar a todos”, publicou nas redes sociais o governador João Azevêdo (PSB), ao anunciar o envio de agentes paraibanos para prestar assistência ao estado vizinho.
O governo pernambucano e mais quinze municípios da região metropolitana decretaram situação de emergência, entre eles: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho, São Vicente Ferrer, Paudalho, Paulista, Goiana, Timbaúba e Camaragibe.
O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) determinou a liberação de R$ 100 milhões para ações de busca, salvamentos e obras urgentes de infraestrutura. De acordo com nota divulgada à imprensa, o dinheiro será entregue às prefeituras ainda esta semana, e é apenas um montante “inicial”.
No Twitter, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que visitará Recife nesta segunda-feira (30). O governo federal declarou ter R$ 1 bilhão disponível para ações de socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de casas e infraestruturas públicas destruídas com os temporais. Segundo o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, a liberação desses recursos deve ocorrer em três etapas.
Entre a sexta-feira e a manhã de hoje (30), as regiões atingidas registram um acumulado de 312 mm de chuva.
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), o sistema meteorológico Ondas de Leste ainda persiste na região Nordeste. A previsão indica chuvas de intensidade moderada no Grande Recife e Zona da Mata para esta segunda (30) e até o resto da semana, com diminuição na intensidade a partir da quarta-feira (1).
O bairro do Janga, em Paulista, foi o local em que mais choveu nas últimas 24h, com acumulados de 42,81 mm na área de Costa Azul e 38,05 mm na ponte. Em seguida vem a Ilha de Itamaracá, com 37,99 mm. No município de Goiana, foram 37,28 mm de precipitação. Os dados são do monitoramento da Apac, com atualização às 6h50 desta segunda-feira.