O filme brasileiro O Agente Secreto, do cineasta Kleber Mendonça Filho, terá uma sessão especial nesta quinta-feira (7) no Palácio da Alvorada, em Brasília. O longa será exibido para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja Lula da Silva, com presença do diretor e de parte do elenco.
Vencedor de importantes prêmios no Festival de Cannes, o longa traz Wagner Moura no papel principal e tem estreia nos cinemas brasileiros marcada para o dia 6 de novembro, com distribuição da Vitrine Filmes.
Além de Mendonça Filho, também participam da sessão especial os atores Alice Carvalho, Carlos Francisco, Tânia Maria e o protagonista Wagner Moura, que recebeu o prêmio de Melhor Ator em Cannes por sua atuação. A equipe ainda contará com a presença da produtora Emilie Lesclaux, do diretor assistente Leonardo Lacca e da distribuidora Silvia Cruz. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, também é esperada no evento.
Em Cannes, O Agente Secreto conquistou ainda o prêmio de Melhor Direção para Mendonça Filho, além dos troféus Fipresci (da Federação Internacional de Críticos de Cinema) e o “Prix des Cinémas d’Art et Essai”, concedido pela Association Française des Cinémas d’Art et d’Essai (AFCAE).
Ambientado no Recife de 1977, o filme acompanha a história de um pesquisador perseguido por homens truculentos. A narrativa, embora não trate diretamente da ditadura militar, denuncia a violência e a corrupção do período, misturando elementos fantásticos à realidade para provocar reflexões sobre a memória histórica do país.
Antes de chegar aos cinemas, O Agente Secreto terá exibições públicas no dia 10 de setembro no Cinema São Luiz e no Cinema do Parque, ambos no centro do Recife. No dia 12 de setembro, o longa será o filme de abertura do Festival de Brasília.