A Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) tem se consolidado como uma das principais formas de prevenção ao HIV, destacando-se por sua eficácia e acessibilidade.
Em João Pessoa, o medicamento é dispensado pelo Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids e Centro de Testagem e Aconselhamento em ISTs (SAE/CTA), mantido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
De acordo com a médica infectologista Francisca Kiguti, que atua no SAE/CTA, a PrEP é um tipo de medicação que faz parte da estratégia do Ministério da Saúde para a prevenção ao HIV e deve ser utilizada por pessoas que possuem maior vulnerabilidade ao vírus.
“São elegíveis para o uso de PrEP pessoas sorodiscordantes (quando um parceiro tem o vírus do HIV e o outro não tem), trabalhadores do sexo, pessoas que possuem mais de um parceiro sexual e aquelas que têm múltiplas relações sexuais desprotegidas”, afirmou.
Sobre o uso da PrEP, a especialista explicou que pode ser contínuo ou por demanda, a depender de cada caso. “Sob demanda é para aquela pessoa que têm uma relação sexual por mês, por exemplo. Então ela vai programar o uso dessa medicação, tomar no dia que antecede a relação e também nos dias seguintes para que faça efeito. Já quando a pessoa mantém relações sexuais contínuas, deve escolher a PrEP de uso contínuo. Porém, em qualquer dos casos, é fundamental só fazer uso da medicação após orientação médica para que seja adaptado de acordo com o perfil do paciente”.
A médica destacou, ainda, que a PrEP faz parte de um planejamento de prevenção combinada, ou seja, deve ser tomada paralelamente ao uso do preservativo. “A PrEP previne o HIV, mas não protege contra as outras ISTs como a sífilis, hepatite, gonorreia e clamídia. Por isso, é importante permanecer usando preservativo e reforçar a prevenção das ISTs”, alertou.
Segundo a infectologista, com o aumento da procura pela PrEP, há redução na transmissão do HIV. “Quanto mais pessoas usam a profilaxia, menos pessoas contraíram o vírus. Então é muito importante fazer o uso da Prep, que é um medicamento seguro”, concluiu.
Para ter acesso ao uso da PrEP, o cidadão pode se dirigir ao SAE/CTA, onde passará por consulta com médico infectologista para avaliação e realização de exames. Após a avaliação e resultado dos exames, o paciente recebe a medicação, sob orientação médica.
O SAE presta assistência para a prevenção, promoção, diagnóstico e tratamento das ISTs. Além da realização de testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites virais, o local dispõe de sala de vacina e atendimento terapêutico para pacientes que vivem com HIV/AIDS;; realiza escuta qualificada com equipe multiprofissional; atendimento médico especializado de infectologia, urologia e proctologia voltados a IST; cauterização química de pequenas lesões, coleta de sangue e administração de medicamentos.
O serviço está localizado na Rua Alberto de Brito, nº 413, Jaguaribe, dentro do complexo da Policlínica Municipal de Jaguaribe. O horário de atendimento é das 7h às 16h30. Para mais informações, a população pode entrar em contato pelo número de telefone: 3213-7592.