João Pessoa 30.13ºC
Campina Grande 29.9ºC
Patos 34.42ºC
IBOVESPA 131406.89
Euro 6.1913
Dólar 5.6869
Peso 0.0058
Yuan 0.7997
O oceano azul desbravado por Ruy Dantas
26/07/2024 / 18:02 / Matheus Melo, F5 Online
Compartilhe:
Criador do hub de inovação Ilha Tech e presidente do Sin Group, Ruy Dantas, em entrevista ao NinjaCast – Imagem: Reprodução/Youtube

O multimídia especialista em marketing Ruy Dantas é um entusiasta do otimismo e da reinvenção. Para o empresário da comunicação, “o universo nunca tá pronto e o universo não dá saltos, ele vai evoluindo aos poucos. E o grande criador desse negócio todo ele é muito inteligente e ele não deixa nada estagnado”, disse em entrevista ao NinjaCast, ao refletir sobre o desenvolvimento do Nordeste brasileiro, Sertão nordestino e Paraíba.

É a evolução da natureza fazendo com que tudo que exista debaixo desse universo se transforme para evolução, porque eu sempre acredito que seremos melhores do que ontem, daqui a 400 anos nós seremos melhores do que hoje. Eu não acredito que os tempos pioram, ao contrário, eu sou a favor de que Deus quando fez o mundo, fez só pra prosperidade, só pra melhorar”, enxerga o CEO do Sin Group, um holding de empresas que oferece soluções integradas e customizadas em comunicação e publicidade para diferentes segmentos. 

As pessoas dizem, ‘ah a inteligência artificial vai acabar o planeta’, não. Tem uma coisa muito pior do que a inteligência artificial, que é a burrice do ser humano, a burrice natural. A inteligência artificial só veio pra prosperidade”.

Receba as notícias do F5Online no WhatsApp

“O Sertão é uma potência”

O jornalista e publicitário que nasceu em Sousa, no Vale dos Dinossauros do Sertão paraibano, avalia que o estado vive um momento “muito bom” e acredita no crescimento do turismo. “Por exemplo, falta um aeroporto, mas com a vinda do Polo Turístico com os parques aquáticos esse problema será resolvido”, projeta. “Os turistas vão empurrar a porta do aeroporto Castro Pinto aqui, nós vamos crescer de qualquer jeito”, garante.

Ao comentar sobre a expansão das energias renováveis no interior, Dantas ressaltou que “o Sertão tem hoje uma das maiores fontes produtoras de energia eólica do Brasil. Ali em Santa Luzia é um baita de um polo. O Sertão é uma potência. Nós temos empresários que se aperfeiçoaram, estudaram, estão fazendo aperfeiçoamento todos os dias em suas equipes”.

Eu costumo dizer que o sol que fez tanto mal a gente, hoje é a grande bênção para todos nós sertanejos que somos”, reflete o criador da RD INNOVATION e do Ilha Tech, um hub de inovação e impacto que incuba e acelera startups e negócios, e que hoje acolhe três startups: Trêsbê D.E.L.A.S, Edidesk e Lançar 21.

Google x TikTok x ChatGPT

Abordando o cenário de competitividade e concorrência na era da linguagem dos cliques, das redes e dos mecanismos de busca, ele lembrou que, “se nesse mundo, até o Google tem concorrente e concorrente forte, imagina a gente. Então é um mundo em que você tem que ter a humildade de entender que tem que aprender todos os dias, se adaptar”, resumiu o especialista em gestão, negócios e marketing.

Se você observar, o Google, que reinava absoluto, por exemplo, nas buscas, ele começa a sofrer a concorrência do TikTok. E aí ele começa a ter a concorrência do  TikTok e a do próprio ChatGPT, que vem inclusive reinventando o negócio do Google”, explica Ruy, conselheiro da ABAP nacional (Associação Brasileira de Agências de Publicidade).

Em 2023, a Insider Intelligence apontou que mais de 90% da geração Z é usuária frequente das plataformas de conteúdo online. 

Em 2022, o próprio Google publicou que 40% da GenZ utilizava o TikTok como ferramenta de busca. Já a pesquisa “Using TikTok as a Search Engine”, realizada pela Adobe, mostrou que 64% dos nativos digitais já contaram com a plataforma chinesa para tentar encontrar alguma informação.

Uma pesquisa da Pew Research, realizada em fevereiro nos Estados Unidos, mostrou que o uso geral do ChatGPT continua a aumentar, mas que cresceu particularmente entre a geração Z, jovens nascidos entre 1995 e 2010. 

Mesmo reinando durante décadas, como é o caso do Google, agora ele tem um baita de um concorrente que é o TikTok, que entrou no nicho de buscas, na geração Z já lidera. E o próprio ChatGPT, que pega a lógica do Google e melhora 100 vezes. Aí a gente começa a descobrir, quando começa a usar o ChatGPT, como é chato pesquisar no Google. Por que? Porque no Google não vem as informações estruturadas, e no ChatGPT tudo é fácil e mais, tudo estruturado”, comentou, ao analisar que o ChatGPT vem pra “revolucionar esse mecanismo de busca”.

Oceano azul

Durante a entrevista ao NinjaCast, Ruy Dantas, conselheiro do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), lembrou ainda das circunstâncias que o encaminharam a trilhar a comunicação enquanto empreendimento e negócio, com foco nas suas empresas.

No curso de publicidade, eu fiz uma pesquisa de mercado e descobri que todas as empresas que eu entrevistei, elas não tinham agências. Por exemplo, eu entrevistei a Energisa, e a Energisa não tinha agência. Eu entrevistei a Unimed e a Unimed não tinha agência. Eu entrevistei o Unipê e o Unipê não tinha agência. Aí eu disse ‘peraí, três enormes clientes como esses’, a Energisa era empresa maior pagadora de ICMS na época, não tem uma agência? O Unipê, o maior centro universitário privado do estado, na época, não tinha agência. A Unimed, o maior plano privado do estado, não tinha agência. Eu disse ‘tem alguma coisa errada’. Aí depois que eu apresentei o trabalho na faculdade, eu voltei lá e peguei os clientes. Disse ‘olha tem uma solução aqui pra vocês’. Então foi meio por acaso, porque eu descobri um oceano azul num lugar que não existia. Eu queria só entender como era o mercado de agências em João Pessoa”, contou Ruy.

Assista a entrevista completa: