João Pessoa 22.13ºC
Campina Grande 19.9ºC
Patos 22.35ºC
IBOVESPA 131065.44
Euro 6.1572
Dólar 5.5098
Peso 0.0057
Yuan 0.7814
O Óleo de Alho é bom para a imunidade?
24/11/2022 / 12:13
Compartilhe:

Combatendo a demência, reforçando a saúde e até ajudando a emagrecer, o óleo de alho ou o consumo cru do bulbo  favorece a saúde em vários aspectos, trollando sempre o corpo mais forte. Veja porque isso ocorre:

Há quem não viva sem um dente de alho picado sobre a comida, em todas as refeições. Dizem que dá mais sabor aos alimentos, sobretudo quando misturado aos temperos. Um feijão bem encorpado com um dente de alho ganha um sabor incrível.

E aquela famosa esfiha de alho, então? Alho no picadinho ou ainda misturado aos temperos do arroz, dá sempre um toque especial no sabor. Seja in natura ou na forma de Óleo de Alho, o consumo do bulbo é fundamental para a saúde. 

Além de reforçar a imunidade, combate os radicais livres, atua no retardamento do envelhecimento, protege o coração, o cérebro e aumenta a longevidade. 

Ficou curioso? Então, veja abaixo mais sobre as suas propriedades e benefícios.

Propriedades do óleo de alho

O alho é fonte de vitaminas A, C, E e algumas do complexo B. Dentre os seus benefícios, destacam-se:

  • Ação antioxidante no combate aos radicais livres;
  • Fortalecimento do sistema imunológico contra resfriados, gripes e infecções respiratórias ou intestinais;
  • Fonte de alicina (possui função hipotensora, melhorando a pressão arterial);
  • Melhora a digestão dos alimentos;
  • Melhora a circulação sanguínea (afina o sangue);
  • Previne problemas cardíacos;
  • Controla os níveis de colesterol e triglicérides, e reduz o risco de placas de gorduras nos vasos sanguíneos;

Fortalece a imunidade

Por ser um alimento antioxidante e reforçar o sistema imunológico, o óleo de alho previne gripes, resfriados, inflamações e infecções. 

Protege o coração e o cérebro 

Em razão de manter a pressão arterial sob controle, afinar o sangue e combater a formação de placas de gordura que possam “grudar” nas paredes das artérias e impedir os fluxos de sangue para o coração, o óleo de alho previne quem o consome de problemas cardíacos.

Caso a pessoa possua histórico de problemas cardíacos em família, o consumo de óleo de alho ou do bulbo in natura é super recomendável.  

Por essa razão também possui efeito anticoagulante, o que significa que combate à formação de coágulos cerebrais, impedindo que a pessoa que o consome tenha maior predisposição a sofrer um AVC isquêmico, causado pela falta de sangue no cérebro.

Pele jovem e bonita – cabelos mais fortes

Bem pouca gente sabe, mas o óleo de alho ajuda a manter a pele mais viçosa e mais bonita. A alicina, substância presente no bulbo, favorece o combate aos radicais livre e a revitalização das células mortas, que culminam no envelhecimento precoce.

Outra vantagem é que, em razão de promover uma limpeza maior do sangue e do trato digestivo, impacta positivamente na eliminação das espinhas, um “pesadelo” na vida tanto de adolescentes como de alguns adultos, que não sabem o que fazer para eliminá-las.

Também beneficia a saúde dos fios de cabelo e age naturalmente contra a formação de caspa. 

Protege a saúde cerebral e a memória

Um de seus muitos benefícios é a proteção contra o risco de Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas. Suas propriedades atuam na oxigenação cerebral com melhor fluxo sanguíneo, bem como no reforço das atividades neurais, favorecendo o raciocínio e a memorização.

Aumenta a longevidade

Evidente que, com tantos benefícios atuando diretamente na melhora do metabolismo do corpo e no reforço de seus sistema imunológico, as chances de uma vida mais longeva e com muito mais disposição se tornam elevadíssimas.

Por essas e outras tanto o consumo do alho in natura como do óleo de alho – para quem não se acostuma com o bulbo na comida, é fundamental para garantir uma saúde de ferro. 

Acrescente-o desde já em sua dieta.