Imagem de marca e reputação andam de mãos dadas desde os primórdios e fazer uma gestão ética e eficiente é um desafio diário frente a todas evoluções tecnológicas e midiáticas da atualidade somados aos altos níveis de exposição, seja do branding e/ou dos executivos da empresa ou instituição.
Especialista no assunto, o jornalista e publicitário Ruy Dantas, CEO do Sin Group e consultor de empresas de vários segmentos da economia, lembra que imagem de marca e reputação são nossos ativos mais preciosos e, por isso mesmo, devem ser cuidados com muita atenção e profissionalismo.
Nesse sentido, Dantas ressalta que se por um lado a internet, notadamente as redes sociais, pode ser uma forte alavanca para os negócios, por outro gera preocupação com relação ao posicionamento da marca e o tipo de exposição nas plataformas e canais. Em uma das verticais do Sin Group, a IMA Conteúdo e Relacionamento, a demanda por media training – ou treinamento de mídia – é cada vez mais crescente, revela Ruy Dantas. Isso demonstra um nível de maturidade empresarial importante que refletirá positivamente nos ativos da empresa.
Segundo ele, mais do que preparar os executivos e porta-vozes para os contatos e entrevistas à imprensa, nossa agência de publicidade na Paraíba, que realize trabalhos de de assessoria de imprensa, gestão de crises e reputação, mostra a importância de se preparar e ter uma estratégia assertiva para a exposição nas redes sociais, modelando, de acordo com a governança e junto com o cliente, a melhor forma de levar mensagens positivas, eficazes e que geram resultados e impactos positivos, não só comerciais mas também de construção e proteção da imagem de marca e reputação.
Ruy Dantas ressalta que as redes sociais são portas quase entreabertas para a entrada de crises que podem, em segundos, danificar a reputação de uma marca e seus líderes. Nesse sentido, o módulo gestão de crises, desenvolvido com metodologia própria, formata planos de gestão de crises para as empresas e treina seus executivos para administrar da melhor forma possível esses eventuais momentos.
Além dos impactos na imagem de marca e reputação, o CEO do Sin Group lembra ainda a importância de estar atento a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD- Lei n° 13.709/2018 brasileira estabelece regras para empresas e organizações, públicas ou privadas, sobre coleta, uso, armazenamento e compartilhamento de dados) que prevê sanções e multas para o uso inadequado das ferramentas digitais. Nesse sentido, finaliza Ruy Dantas, a ajuda de um profissional especialista é fundamental.