João Pessoa 28.13ºC
Campina Grande 26.9ºC
Patos 34.35ºC
IBOVESPA 131753.76
Euro 6.1038
Dólar 5.4787
Peso 0.0057
Yuan 0.7765
O que é a Casa Inteligente e quais seus benefícios?
10/10/2022 / 16:39
Compartilhe:

O termo “casa inteligente” tem vários significados. Algumas pessoas pensam na casa inteligente como um conjunto de dispositivos conectados que você pode controlar de qualquer lugar. Outros pensam nele como um sistema que oferece serviços personalizados e economia de energia. Mas o que é de fato uma Casa Inteligente?

Basicamente, as casas inteligentes possuem um sistema tecnológico integrado, com sistemas podem executar funções como ajustar as configurações da casa, pesquisar na Web e gerenciar horários. Tudo isso pode ser feito por comando de voz, não é impressionante?

Se você quer saber como as casas inteligentes estão utilizando os princípios da inteligência artificial e machine learning, confira aqui neste artigo!

Dispositivos interconectados nas casas inteligentes

Uma casa inteligente possui um sistema de dispositivos interconectados que se comunicam entre si. Existem vários padrões que ajudam a tornar isso possível. O melhor da casa integrada à tecnologia é a utilização de dispositivos domésticos inteligentes que dão maior conectividade à casa. 

As tecnologias de casa inteligente estão sendo cada vez mais integradas umas às outras para aprimorar a experiência do usuário. Exemplos típicos incluem sensores de movimento que acionam ventiladores de teto e luzes quando as pessoas entram ou saem de uma sala. 

Há também tecnologia de reconhecimento facial e sensores de voz que podem reconhecer indivíduos e tocar música de acordo com uma preferência predefinida. 

Historicamente, os dispositivos usados ​​para fazer casas inteligentes eram feitos com diferentes padrões de rede e sem fio, o que tornava difícil para os consumidores misturar e combinar diferentes produtos de diferentes fornecedores. Isso obrigou os consumidores a conhecer os detalhes técnicos de vários tipos e modelos.

Sistema baseado em nuvem

Um sistema de casa inteligente pode ser associado ao sistema de nuvem. Ao contrário de outros sistemas, os baseados em nuvem podem ser facilmente instalados. Esses sistemas podem ser adaptados para trabalhar com uma ampla gama de dispositivos. 

Deste modo, Casas inteligentes baseadas em nuvem podem ser instaladas de forma rápida e fácil, reduzindo a necessidade de contratar um serviço de instalação profissional.

Uma casa inteligente típica tem uma rede de sensores que monitoram as condições internas e externas da casa. Essa rede é usada para monitorar temperatura, umidade, luz e proximidade. 

Os dados dos sensores são transferidos para o servidor da casa inteligente, que pode ser conectado à nuvem para recursos estendidos. Depois que os dados são processados, eles são armazenados em um banco de dados baseado em nuvem para análise. Um sistema de casa inteligente baseado em nuvem também pode oferecer uma API para aplicativos externos executarem parâmetros predefinidos.

Controle de voz

Se você estiver pronto para atualizar sua casa inteligente, considere usar o controle de voz para seus dispositivos de casa inteligente. Você pode configurar uma programação com seus alto-falantes inteligentes e automatizar tarefas, como ajustar as luzes e a porta da garagem. 

É possível controlar todo o seu sistema de áudio doméstico e tocar música relaxante. Você não precisa comprar um alto-falante inteligente caro para usar o controle de voz.

Os dispositivos de controle de voz mais populares são Amazon Alexa e Google Assistant. Ambas as empresas estão trabalhando para ampliar a gama de dispositivos que podem ser controlados com seus assistentes. O Google e o Z-Wave também estão trabalhando para tornar o controle de voz mais fácil de configurar em sua casa inteligente.

Benefícios de possuir uma casa inteligente

Antes de tudo, é um charme ter uma casa tecnológica que funciona à base de conectividade e comandos de voz. Mas temos outros benefícios da instalação de sensores e dispositivos inteligentes em uma residência:

Economia de energia

O uso de dispositivos inteligentes em residências tem o potencial de economizar aos moradores uma quantia significativa de dinheiro em suas contas de serviços públicos. Esses dispositivos podem ser usados ​​para reduzir o consumo de energia e eletricidade em espera. 

Eles podem até detectar quando os ocupantes saem de uma sala, desligando aparelhos que consomem energia.

Além de reduzir as contas de energia, os dispositivos domésticos inteligentes também podem reduzir os custos de serviços públicos e reduzir o impacto ambiental. Esses dispositivos podem ser vinculados a um hub doméstico inteligente e são controlados por meio de assistentes virtuais.

Segurança

O uso de dispositivos de segurança doméstica inteligentes para proteger sua casa pode economizar dinheiro em seguros e ajudá-lo a se sentir mais seguro. No entanto, eles também podem ser caros para instalar e monitorar. 

Para proteção máxima, escolha dispositivos que funcionem juntos e se comuniquem entre si. Dessa forma, você pode controlar todos os seus dispositivos de segurança doméstica com um comando de voz ou hub central.

Os sistemas de segurança doméstica inteligentes também devem levar em conta o número total de entradas em sua casa. Isso pode incluir portas da frente, portas do porão, janelas do primeiro andar e muito mais. 

Alguns dispositivos consomem muitos dados, então considere a velocidade da sua internet. Por exemplo, uma única câmera de vídeo com qualidade HD pode usar de 1,5 a 2 Mbps de largura de banda downstream da Internet. No entanto, outros sistemas de segurança doméstica inteligentes podem usar apenas alguns Mbps.

O que você achou deste texto sobre casas inteligentes? Comente aqui embaixo!