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O que é a Comunicação de Mandato e por que ela é tão importante?
16/03/2023 / 14:01
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“Mandato é maratona e eleição é corrida de 100 metros.”

 

Certa vez escutei essa frase e a levei comigo. Sim, faz total sentido, quando falamos sobre as diferenças entre a comunicação de mandato e a eleitoral. Em uma, você tem tempo, consegue construir de forma mais paciente. Na outra, o tiro é curto, não há espaços para erros e o tempo corre contra você. Neste artigo, focaremos apenas na primeira, mas fique ligado que no blog da Alcateia Política você poderá encontrar informações sobre os mais variados temas.

O que é uma comunicação de mandato? 

“O político ganhou e sumiu.” Essa é uma expressão extremamente comum em cada canto espalhado pelo nosso país. Para que isso não aconteça com você, faça um bom planejamento do que falar e com quem falar durante o seu mandato.

Existem diferentes tipos de mandatários. Podemos encontrar aqueles assistencialistas, ideológicos, regionais, de opinião e algumas outras denominações. O que todos têm em comum? Precisam ser eficientes no diálogo diário com seus públicos de interesse e fortalecer a reputação iniciada no período eleitoral.

É na comunicação do mandato que o político deve prestar contas ao eleitor, apresentar seus projetos, responder aos questionamentos e se fazer presente. Se você não for visto, não será lembrado na hora do vamos ver.

Quais os primeiros passos para uma boa comunicação? 

  1. Definir o seu público. Sem público, não existe comunicação eficaz;
  2. Definir o tipo de parlamentar que você quer ser e com quem você quer conversar;
  3. Construir a sua reputação em cima disso;
  4. Postar conteúdos relevantes e, lembre-se: rede social não é diário! Você não precisa postar tudo o que faz. Pergunte-se se a postagem vai interessar ao seu eleitor. Caso contrário, evite a exposição desnecessária.

Mas não é só isso. Outra máxima: quem tenta falar com todo mundo não se comunica com ninguém. Para ser eleito, você não necessita de 100% dos votos. Em algumas eleições, com menos de 5% o candidato vence. Portanto, aumente o seu público de interesse e foque nele.

O que não pode faltar na comunicação do mandato?

O político que quer fazer uma boa comunicação de mandato precisa acompanhar as tendências do momento. Assim:

É impossível ficar de fora dos canais digitais. Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp, TikTok são, sem dúvidas, meios fundamentais para quem quer se comunicar de forma eficiente com o seu eleitor. 

Pesquisas recentes mostram que, no Brasil, 171,5 milhões de usuários estão ativos nas redes sociais, o que equivale a 79,9% da população brasileira. Dependendo do seu público de interesse, o número pode chegar perto dos 100%. Ou seja, se você não está presente nas redes, com certeza está perdendo tempo.

Mas como montar uma boa equipe?

Essa é a pergunta que muitas pessoas costumam fazer, mas a resposta é variada. Existem equipes ideais, possíveis, pequenas, tudo depende do orçamento de cada parlamentar, uma vez que sabemos que existem cidades menores, com menos recursos.

No entanto, a lógica também ocorre de forma inversa. Se você é de um local com mais recursos, na maioria das vezes seu público é maior e a comunicação precisa seguir o mesmo caminho. A equipe dos sonhos pode ser composta por:

  1. Assessor de imprensa;
  2. Videomaker;
  3. Social-media;
  4. Fotógrafo;
  5. Designer
  6. Redator.

Essa é a realidade de grandes parlamentares em nível federal, estadual e chefes do Executivo de grandes cidades.

Uma equipe média pode ser composta por:

  1. Assessor de imprensa;
  2. Social-media;
  3. Design;
  4. Fotógrafo.

Já equipes com menores orçamentos, em muitas vezes, contam apenas com um social-media e um design. Reiterando aqui um ponto importante: quanto maior o desafio, maior a comunicação e maior a equipe.

E a Estratégia?

Este é um ponto essencial em qualquer mandato. Dificilmente haverá, entre os profissionais contratados para o fazer da comunicação, aquele outro profissional que pense a comunicação. Para isso, é essencial se pensar na contratação de um Estrategista. Aquele profissional acostumado a lidar com política, com mandatos, com campanhas, com instituições da sociedade civil e que domine tanto a comunicação quanto o marketing político.

E é aí que entram os Estrategistas da Alcateia Política. Fornecendo experiência e dedicação, para você ter um mandato vitorioso e, consequentemente, um trabalho de comunicação que garanta visibilidade, influência sobre a pauta política e acesso aos seus eleitores.

E dá pra fazer uma conclusão?

Claro que dá. Uma boa comunicação é a alma do negócio, ou melhor, do mandato. Portanto, se comunique bem, faça bem a escolha do seu público e busque ter ao seu lado uma boa equipe, com uma boa estratégia.

Para aqueles que gostam de fazer uma economia, já adianto que o investimento no mandato pode poupar gastos extremamente maiores durante o período eleitoral. Uma vez que durante as eleições, os valores profissionais mais que triplicam de preço.

Uma boa comunicação não é garantia de reeleição, mas ele encurta bastante o espaço e as chances de êxito são ainda maiores.

Cílio Rodrigues Netto é graduado em jornalismo pela Universidade de Vila Velha e possui MBA em Comunicação Governamental e Marketing Político pelo IDP Brasília. É cofundador da Alcateia Política. Coordenou a comunicação de campanhas eleitorais e mandatos políticos.