“Mandato é maratona e eleição é corrida de 100 metros.”
Certa vez escutei essa frase e a levei comigo. Sim, faz total sentido, quando falamos sobre as diferenças entre a comunicação de mandato e a eleitoral. Em uma, você tem tempo, consegue construir de forma mais paciente. Na outra, o tiro é curto, não há espaços para erros e o tempo corre contra você. Neste artigo, focaremos apenas na primeira, mas fique ligado que no blog da Alcateia Política você poderá encontrar informações sobre os mais variados temas.
“O político ganhou e sumiu.” Essa é uma expressão extremamente comum em cada canto espalhado pelo nosso país. Para que isso não aconteça com você, faça um bom planejamento do que falar e com quem falar durante o seu mandato.
Existem diferentes tipos de mandatários. Podemos encontrar aqueles assistencialistas, ideológicos, regionais, de opinião e algumas outras denominações. O que todos têm em comum? Precisam ser eficientes no diálogo diário com seus públicos de interesse e fortalecer a reputação iniciada no período eleitoral.
É na comunicação do mandato que o político deve prestar contas ao eleitor, apresentar seus projetos, responder aos questionamentos e se fazer presente. Se você não for visto, não será lembrado na hora do vamos ver.
Mas não é só isso. Outra máxima: quem tenta falar com todo mundo não se comunica com ninguém. Para ser eleito, você não necessita de 100% dos votos. Em algumas eleições, com menos de 5% o candidato vence. Portanto, aumente o seu público de interesse e foque nele.
O político que quer fazer uma boa comunicação de mandato precisa acompanhar as tendências do momento. Assim:
É impossível ficar de fora dos canais digitais. Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp, TikTok são, sem dúvidas, meios fundamentais para quem quer se comunicar de forma eficiente com o seu eleitor.
Pesquisas recentes mostram que, no Brasil, 171,5 milhões de usuários estão ativos nas redes sociais, o que equivale a 79,9% da população brasileira. Dependendo do seu público de interesse, o número pode chegar perto dos 100%. Ou seja, se você não está presente nas redes, com certeza está perdendo tempo.
Essa é a pergunta que muitas pessoas costumam fazer, mas a resposta é variada. Existem equipes ideais, possíveis, pequenas, tudo depende do orçamento de cada parlamentar, uma vez que sabemos que existem cidades menores, com menos recursos.
No entanto, a lógica também ocorre de forma inversa. Se você é de um local com mais recursos, na maioria das vezes seu público é maior e a comunicação precisa seguir o mesmo caminho. A equipe dos sonhos pode ser composta por:
Essa é a realidade de grandes parlamentares em nível federal, estadual e chefes do Executivo de grandes cidades.
Uma equipe média pode ser composta por:
Já equipes com menores orçamentos, em muitas vezes, contam apenas com um social-media e um design. Reiterando aqui um ponto importante: quanto maior o desafio, maior a comunicação e maior a equipe.
Este é um ponto essencial em qualquer mandato. Dificilmente haverá, entre os profissionais contratados para o fazer da comunicação, aquele outro profissional que pense a comunicação. Para isso, é essencial se pensar na contratação de um Estrategista. Aquele profissional acostumado a lidar com política, com mandatos, com campanhas, com instituições da sociedade civil e que domine tanto a comunicação quanto o marketing político.
E é aí que entram os Estrategistas da Alcateia Política. Fornecendo experiência e dedicação, para você ter um mandato vitorioso e, consequentemente, um trabalho de comunicação que garanta visibilidade, influência sobre a pauta política e acesso aos seus eleitores.
Claro que dá. Uma boa comunicação é a alma do negócio, ou melhor, do mandato. Portanto, se comunique bem, faça bem a escolha do seu público e busque ter ao seu lado uma boa equipe, com uma boa estratégia.
Para aqueles que gostam de fazer uma economia, já adianto que o investimento no mandato pode poupar gastos extremamente maiores durante o período eleitoral. Uma vez que durante as eleições, os valores profissionais mais que triplicam de preço.
Uma boa comunicação não é garantia de reeleição, mas ele encurta bastante o espaço e as chances de êxito são ainda maiores.