Afinal, o que é DANFE simplificado? Em suma, o Danfe Simplificado foi criado com intuito de simplificar as informações para o destinatário do produto e proporcionar rapidez para o emissor da nota fiscal.
Esse novo método foi lançado em razão do aumento de compras online e tem algumas especificações em seu formato, que foram lançadas na Nota Técnica 2020.004.
Bem, o Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) representa a Nota Fiscal Eletrônica (NF-r) de forma impressa, que contém os principais dados do documento fiscal.
É necessário que o DANFE esteja em todas as operações comerciais. Isto é, esse documento deve ir juntamente com o produto até chegar ao destinatário.
Já o Danfe simplificado (modelo etiqueta) conta com algumas especificações distintas do modelo comum. Com o intuito de, como já diz o próprio nome, simplificar o processo, substituindo o documento mais extenso e mais completo que é o DANFe por uma etiqueta com dados resumidos: DANFe simplificado.
O DANFE online simplificado se trata de um modelo básico da nota fiscal. Inclusive, esse documento foi criado exatamente com o intuito de diminuir o número de papéis usados para emitir as notas fiscais.
O DANFE tradicional é impresso em formato A4 e colocado na embalagem de entrega do produto geralmente dentro de um envelope plástico.
Essa é a principal diferença quanto ao DANFe simplificado – que é feita uma impressão em formato de etiqueta e colado externamente na embalagem da mercadoria, na sua caixa de entrega.
A função desse documento é apresentar, de forma facilitada, as informações básicas sobre a mercadoria em questão, podendo também ter seus espaços descritos de maneira simplificada, desde que apresente os itens a seguir:
Ademais, a informação mais relevante constatada em um DANFe Simplificado é o código de acesso, ou “chave da rota”. Constituída por 44 dígitos, tem como objetivo possibilitar a consulta à nota fiscal eletrônica do produto, que de fato possui valor fiscal.
Todo comércio virtual que faz operações de venda ao consumidor final é obrigado a fazer a emissão do DANFe que corresponde à NF-e.
É preciso que o DANFe seja impresso pelo emissor da NF-e antes da circulação da mercadoria, e acompanhar a mercadoria no decorrer de todo o trânsito.
Desta maneira, todas as operações comerciais por comércio virtual que já usam o Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica, podem usar o modelo etiqueta.
Após a obrigatoriedade do documento nas embalagens e caixas de todas as mercadorias no transporte, as empresas e e-commerces começaram a ter vários benefícios. Separamos algumas a seguir:
Com o DANFE Simplificado não é necessário utilizar uma folha A4 para emitir, evitando o desperdício desse tipo de material, além de uma economizar uma quantia considerável de tintas e tonners para a impressão do documento.
Por serem etiquetas adesivas, acaba dispensando o trabalho manual para esse momento, promovendo um processo mais ágil. Ademais, com todos os dados padronizados, a leitura e reconhecimento do DANFE Simplificado fica mais ágil ainda – diminuindo atrasos e períodos de entrega para o destinatário.
Com os dados descritos de forma padronizada e bem objetiva, é possível reduzir riscos de perda e extravio de produtos nas transportadoras, dado que as mercadorias estarão devidamente documentadas e de fácil acesso para a entrega.
Envolvendo menos mão de obra e menos recursos sendo utilizados, além de economizar financeiramente, também favorece no quesito sustentabilidade, tornando a empresa mais consciente de suas despesas, além de ajudar a preservar o meio ambiente.