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O que é marketing digital automotivo?
24/08/2022 / 10:37
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O ramo automotivo e o consumidor brasileiro entendem que o principal motivo, para o crescimento nas vendas de carros, é o reflexo da simplicidade de ter crédito no país. 

O mercado de carros aplaude e, consequentemente, as montadoras que atuam nele também.

Com o cenário favorável para as vendas, as pessoas começam a perguntar, como os negócios do ramo automotivo estão agindo para se diferenciar e ganhar o consumidor. O mesmo que uma empresa de retentor de válvula faz, usando o marketing.

O marketing sempre foi utilizado para chamar a atenção do consumidor de alguma forma, em outros dias, ele era usado para interromper os clientes no que eles estavam fazendo, mas hoje, com o digital, não é mais necessário interromper, eles fazem parte da rotina.

Não é como fazer um laudo ECV para transferência, às vezes  a pessoa precisa parar toda a sua rotina e concluir esse documento. 

O que acaba atrapalhando, então, o marketing evoluiu e agora é parte da vida dos consumidores, os anúncios ficam bem na frente deles.

Fundamentado nesta questão, a TNS Interscience fez um estudo para entender qual é o problema, as características e as estratégias utilizadas pelas companhias e empresas do setor automotivo, para vender os seus produtos. 

Pois, pode ser uma estratégia que mostre para uma empresa de pintura metalizada automotiva, como aumentar suas vendas e sua retenção de clientes. 

O estudo informa sobre as variadas formas de mercados que precisam ser avaliadas e estudadas.

A venda de carros vem aumentando a mil por hora no Brasil. O crescimento da produção e venda de automóveis fez nascer a questão, se no Brasil há ruas o suficiente para caber tantos carros.

O avanço da tecnologia e o marketing estão caminhando de mãos dadas, pelos corredores das montadoras e lojas para dar uma ótima comunicação, serviços e cada vez mais experiências para fidelizar e conquistar o consumidor.

O marketing é uma das ferramentas mais usadas hoje em dia, pois com o poder da tecnologia ele gera mais conexão. 

Portanto, atrelado ao grande aumento nas conexões hoje em dia, pode-se ver que o marketing é a área do momento, em qualquer mercado.

Isso é perceptível até em um mercado de bateria heliar, as empresas tem se digitalizado, acompanhando o fluxo de digitalização das pessoas. As empresas têm buscado os consumidores onde eles estão, na internet, aqui é onde as empresas venderão mais.

Pode haver contrapartidas, mas o marketing digital automotivo, é uma realidade no atual mercado deste ramo. Mas, ainda há muita ignorância das empresas quanto ao marketing digital. Às vezes não compreendem a sua importância para gerar vendas.

Por exemplo, uma empresa de rolamento de caminhão também pode investir muito no seu posicionamento no digital, em algumas estratégias para aumentar suas vendas. Não é algo impossǘel se for bem feito, pode alavancar de uma forma muito boa o negócio.

O artigo vai explicar a importância do marketing digital automotivo, e alguns outros aspectos muito importantes envolvendo ele. 

A importância do marketing no ramo automotivo

Para compreendermos bem a importância das interações no marketing digital e no ramo de carros, é necessário saber um pouco mais sobre o marketing de relacionamentos. Em qualquer setor, como o de revisão elétrica automotiva preço, é importante.

Não há dúvidas, que os negócios exigem cada vez mais procurar modos para se colocarem à frente de suas concorrentes, principalmente, no meio digital. 

Aquela estratégia de só anunciar o seu produto, sem se importar com os sentimentos do público, não é mais suficiente, ou seja, não é apenas produzir conteúdo, é exigido escutar mais os consumidores da marca. 

Principalmente, em contextos, como o que está sendo vivido, de pandemia e isolamento social, em que os canais digitais tem destaque e, os negócios competem pela atenção de um consumidor muito mais exigente, mais informado.

Nesse cenário, o marketing de interações ganha relevância, e as mídias sociais tornam-se ferramentas poderosíssimas para os negócios de carros se aproximarem de seus consumidores.

Esse planejamento estratégico tem como foco criar e manter uma relação positiva entre o concessionário e o cliente final. 

Deve-se mostrar ao cliente como o seja bem-vindo, na porta da concessionária é real e como ele importa, estimulando-o a ser um propagador orgânico.

Algo que uma oficina de GNV, também poderia fazer, criando toda essa estrutura para a experiência do cliente com a empresa. Desse modo, o cliente se torna um divulgador da marca sem precisar pagá-la.

Pois, um cliente satisfeito e bem compreendido tem mais possibilidade de voltar a comprar e de indicar sua loja a outras pessoas. O marketing de relacionamento tem o foco de construir autoridade por meio de ótimas experiências de consumo.

E, é basicamente isso que o marketing digital vem promovendo. As empresas têm se importado mais com a experiência do consumidor.

Os aspectos principais que tornam as interações através das mídias sociais necessárias no marketing digital, são:

  1. Interação direta com o cliente final;
  2. Se antecipar as crises e gerenciamento rápido;
  3. Uma melhor qualificação dos leads;
  4. Publicações que interessem mais os clientes;
  5. Por fim, criação da persona e segmentação.

A seguir, serão apresentados aspectos importantes a serem observados, principalmente para empresas que querem se posicionar melhor no digital.

1– Interação direta com o cliente final

As redes sociais permitem uma comunicação objetiva, com poucos barulhos, diretamente com o comprador final e de modo quase instantâneo. 

Desse modo ele vê, que a preocupação em garantir um bom canal de comunicação para tirar dúvidas ou buscar a resolução de certo problema. 

Como quando o cliente tem vontade de saber quais versões de um certo carro estão disponíveis na concessionária, por exemplo, ou quando ele quer saber sobre a manutenção carros Nissan.

2–  Se antecipar as crises e gerenciamento rápido

Analisando os comentários e a avaliação dos usuários, é totalmente possível notar tendências negativas, e melhorar as estratégias de acordo com todas as demandas. 

Como a comunicação ocorre de modo rápido, as atividades nas redes sociais viralizam em curto prazo. 

Pode ocorrer de um cliente realizar uma má avaliação da loja, por não ter conseguido marcar a revisão de seu automóvel, com isso o responsável pela comunicação deve identificar um erro no pós-venda, que pode rapidamente ser ajustado.

3– Uma melhor qualificação dos leads

Ao iniciar um contato por meio de comentários ou mensagens, o cliente permite que o responsável por interações ache, por quais itens ou serviços que ela tem deseja. Com essas informações, o consultor de vendas está mais pronto para dúvidas e sugestões. 

Por exemplo, o cliente entra em contato buscando por automóveis entre certos valores. Com esses dados, o consultor consegue escolher as melhores opções, previamente e, assim, realizar um ótimo atendimento.

4–  Publicações que interessem mais os clientes

É totalmente possível divulgar uma sequência de conteúdos em formatos variados, como texto, vídeo, imagens. 

Todavia, é essencial entender o que a audiência tem vontade saber e, assim, dar valor para as pessoas. 

Dúvidas frequentes sobre motorização ou consumo, devem ser um indicativo de que estes atributos são importantes para o cliente e podem ter mais destaque em certas publicações da empresa.

5–  Criação da persona e a segmentação

Por meio das interações vê-se qual é de fato o perfil da audiência da marca, sendo que cada produto ou serviço deve ser um público diferente. 

Em uma concessionária são vendidos carros para diferentes pessoas, é necessário identificar cada persona.

A comunicação por meio da conversa digital precisa ser feita, com certos parâmetros institucionais e fundamentados nos objetivos do negócio, sejam eles para captar leads, aprimorar a imagem, gerenciar crises, realizar comunicados ou só anunciar. 

Desse modo, a empresa mostra ao cliente que não quer somente vender produtos, mas que também quer ouvi-lo, entendê-lo, resolver possíveis questões, estreitar laços e ter um relacionamento de longo prazo. 

Conceito de marketing digital automotivo

O marketing automotivo são os planejamentos de marketing aplicados no ramo automotivo com o foco de aumentar a venda de carros e conseguir clientes potenciais para concessionárias de automóveis. 

O marketing automotivo tem por foco informar os clientes a respeito das marcas e modelos, por meio da publicidade e das campanhas de marketing. 

Como foi visto, o marketing automotivo está passando por inúmeras transformações vindas da revolução tecnológica digital que a internet criou no comportamento de compra do cliente. Por isso, mesmo o marketing de carros está cada vez mais digital e tecnológico. 

Considerações finais

O marketing automotivo mudou de acordo com a tecnologia e a evolução digital. A audiência mudou para o ambiente online, as ferramentas de busca e mecanismos de buscas nas mãos, impactaram em uma mudança na jornada de compra do consumidor.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.