João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 25.57ºC
IBOVESPA 128150.71
Euro 5.5439
Dólar 5.1031
Peso 0.0058
Yuan 0.7064
O que é melhor esteira, bicicleta ou elíptico?
08/09/2022 / 21:51
Compartilhe:

Fazer um exercício é sempre benéfico, salvo algumas situações muito específicas e completamente fora da curva iniciar uma vida de bons hábitos relacionados a saúde física só gera impactos positivos nas mais diversas áreas da vida.

Nutrir boa rotina de exercícios sem que rompa o seu limite é claro, tem a capacidade de melhorar diversos aspectos, seja saúde física, equilíbrio emocional, saúde mental, melhora da disposição, auto estima, melhoras no sono, diminuição do acúmulo do estresse, ganhos na vida profissional além claro do principal motivo que mais atrai pessoas para a vida saudável que é se encaixar nos padrões de beleza.

Ao falar sobre começar a fazer exercícios surgem mais dúvidas do que respostas, qual exercício fazer, onde fazer, qual a intensidade, vale a pena entrar para uma academia, como fazer a transição de um sedentário para uma pessoa que pratica esporte sem que se machuque, qual a melhor forma de iniciar.

Todas essas perguntas e muitas outras fazem parte do processo, mas já adiantando a resposta correta é: a melhor forma de se iniciar é fazendo exercícios leves, ou seja, opte por um cárdio que não tem como errar e só posteriormente decida se vai para outras áreas como artes marciais, musculação, cross fit.

O ponto em questão é que o importante é iniciar bem e sem se machucar, ou seja, a escolha correta é com exercícios como caminhadas, pedalar e afins, mas com isso, surge ainda mais perguntas, como iniciar nos exercícios aeróbicos quais são os aparelhos, as melhores opções e quais se encaixam melhor em seus objetivos.

Por isso, para pôr um ponto final em todas essas dúvidas e para que consiga iniciar a sua vida saudável da melhor forma possível e o quanto antes elaboramos todo este artigo que contém tudo o que precisa saber sobre cada um dos principais exercícios e seus aparelhos, seja a esteira, bicicleta ou elíptico.

Saiba qual é o seu objetivo

Antes de mais nada, para responder a pergunta “qual é o melhor a bicicleta, elíptico ou esteira” é preciso saber qual o seu objetivo com tais exercícios, para quem não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve, e isso se aplica perfeitamente no aeróbico.

Sendo assim, se você está em busca de emagrecer a resposta pode ser uma, caso queira melhorar o seu condicionamento físico outra resposta, ou então fazer cárdio para complementar a musculação a melhor opção pode variar muito.

Por isso, tenha em mente o que deseja, a sua situação atual e veja tudo sobre cada um dos aparelhos, suas vantagens, desvantagens prós e contras que cada tipo de exercício pode te oferecer.

Elíptico

Dentre os demais aparelhos voltados para os exercícios aeróbicos o Elíptico é sem dúvidas o que mais queima a gordura de seus usuários, obviamente levando em conta o tempo de uso e intensidade, sendo assim, se está buscando por rápidos resultados e não é uma pessoa com sobrepeso se der o seu máximo em todos os aparelhos, o que mais rapidamente vai secar a barriga é o elíptico.

Ele exercita ao mesmo tempo, os membros superiores e inferiores, o que faz com que toda a tonificação seja uniforme, além de diminuir a gordura localizada na região do abdômen  além, claro dos movimentos repetitivos estimularem efeitos positivos nas coxas, panturrilhas e glúteos.

Mas sem dúvidas a principal vantagem de um elíptico em relação aos outros aparelhos é que ele faz movimentos nos quais não estamos acostumados a realizar, ativando e definindo grupos musculares que geralmente não são utilizados, uma vez que a bicicleta e a esteira simulam movimentos comuns o elíptico vai além.

Bicicleta

Utilizar a bicicleta como forma de exercício é uma ótima escolha, principalmente se você for uma pessoa que está começando com hábitos saudáveis  ou então possui um estilo de vida sedentário.

Feito é melhor que perfeito, o que importa é começar, porém, este aparelho não é indicado para as pessoas que já praticam exercícios, uma vez que há estudos que apontam que o gasto de energia e queima de gordura em uma bicicleta pode ser até 40 % menor em comparação a esteira e elíptico.

O que é algo muito óbvio, primeiro por conta da mecânica do exercício, que exige somente o uso dos membros inferiores e se quer precisa sustentar o peso do corpo, uma vez que pode ser praticado sentado.

Esteira

Por último mas não menos importante a esteira é um aparelho extremamente indicado para todos os níveis de exercício, pois, ela pode servir apenas como um aquecimento, se encaixando também como uma caminhada para as pessoas que ainda não praticam ou então como uma verdadeira corrida para queimar gordura.

Muitas pessoas acreditam que ela estimula somente os membros inferiores, o que não é verdade, uma vez que o exercício é feito da forma correta, mantendo o abdômen contraído, ajuda no desenvolvimento dessa musculatura e mantém a postura ereta fortalecendo a lombar.