João Pessoa 23.13ºC
Campina Grande 20.9ºC
Patos 23.57ºC
IBOVESPA 121407.33
Euro 5.762
Dólar 5.3016
Peso 0.0059
Yuan 0.7318
O que fazer quando um voo é cancelado?
10/01/2023 / 22:09
Compartilhe:

Você já esteve em apuros onde de repente você foi informado de que seu voo foi cancelado? Bem, muitas pessoas passam por isso na atualidade, o mais indicado é que não deixe que isso acabe com seu clima!

Dito isto, certamente existem maneiras de passar por esse tipo de evento infeliz. Leia e siga estas dicas e maneiras práticas em casos de voos cancelados

Voo cancelado: o que fazer quando seu voo é cancelado?

Ligue para sua companhia aérea ou agente de viagens e peça para remarcar você para um novo voo.

Depois de saber que seu voo foi cancelado, é melhor ligar para seu agente de reservas ou para o site onde você comprou seu voo e pedir para remarcar para o próximo voo disponível. 

Quanto mais rápido você ligar, maiores as chances de conseguir assentos, pois haverá uma tonelada de outros passageiros no mesmo voo cancelado que possivelmente fariam o mesmo.

Entre em contato com seu seguro de viagem e notifique-o sobre o cancelamento ou atraso de voo

Alguns seguros de viagem disponíveis hoje cobrem o custo quando um voo é cancelado ou atrasado e possivelmente reembolsam o custo pago para obter um novo voo. No entanto, isso é algo que você precisa ter certeza antes de comprar um novo, portanto, ligar para eles para garantir que você esteja coberto é importante.

Como alternativa, você pode verificar sua reserva se comprou proteção de voo durante a reserva, pois alguns sites de companhias aéreas oferecem essa opção durante o check-out ou se seu cartão de crédito oferece proteção por atraso de viagem.

Verifique e pergunte se você tem direito a um voucher de refeição ou hospedagem (se for um voo noturno)

Se você teve um cancelamento de voo ou atraso, você pode perguntar aos agentes do aeroporto se há uma compensação da companhia aérea por voos cancelados e perguntar quais são seus direitos como passageiro quando esse tipo de evento ocorrer.

Não se esqueça de pedir o documento informando que seu voo foi cancelado para o seu seguro!

Se o seu seguro cobre atrasos e cancelamentos de voos, alguns deles exigem que você forneça um documento detalhando os detalhes do seu voo e por que ele foi cancelado. Portanto, lembre-se de pedir este papel apenas para garantir o reembolso!

Reduza ou otimize as conexões

Quanto mais conexões você tiver, mais chances há de cancelamento ou atraso. Se fizer sentido financeiro, reserve voos diretos sempre que possível – os dólares extras que você gasta podem acabar economizando muito. 

E se suas escolhas de itinerário incluem diferentes opções de aeroportos de conexão, escolha aqueles em cidades de clima quente que são menos suscetíveis a contratempos de inverno.

Evite despachar bagagens 

Alterar um voo no último minuto às vezes significa que a bagagem despachada será deixada para trás, seguindo seu novo itinerário. 

Trazer apenas uma bolsa com rodinhas pequenas o suficiente para usar como bagagem de mão torna você mais ágil para pegar um voo substituto, sem mencionar fornecer uma muda de roupa caso fique preso em algum lugar.

Explore todas as opções se precisar remarcar 

Dado o grande número de  cancelamentos e atrasos nos últimos meses, vale a pena que os passageiros sejam proativos em suas remarcações. 

Como qualquer pessoa que recentemente tentou alterar um itinerário sabe, os tempos de espera por telefone do atendimento ao cliente das companhias aéreas têm sido horríveis – às vezes medidos em horas. 

Seja legal com as pessoas que trabalham no aeroporto, não é culpa delas!

Agora, pode ser frustrante quando esse tipo de evento acontece, especialmente quando você está a caminho de um feriado mais esperado.

No entanto, lembre-se de que voos cancelados acontecem o tempo todo e principalmente por boas razões (problemas mecânicos, clima, etc.) e definitivamente não é culpa do trabalhador.

Portanto, sempre que você enfrentar esse tipo de situação, mantenha a calma e não force sua raiva às pessoas que trabalham ao seu redor.