O jornalista Maurílio Júnior informou que o governador João Azevedo viajará à China no dia 13 de julho para uma agenda administrativa com duração de 11 dias, abrindo espaço para o vice-governador Lucas Ribeiro (PP) assumir a gestão pela primeira vez desde janeiro.
O que pouca gente sabe é que o governador no seu estilo discreto, vai tratar do item 33 do acordos feito pelo presidente Lula em sua recente viagem à Pequim.
Atendendo pedido de Azevedo, Lula incluiu em sua pauta, a implantação do Radiotelescópio Bingo, que está será instalado no município de Aguiar, no Sertão da Paraíba.
O aparelho, será o maior radiotelescópio da América Latina e recebeu o investimento de aproximadamente R$ 13 milhões pelo Governo da Paraíba, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa da Paraíba (Fapesq), contando com a participação direta de cientistas da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na sua projeção.
No documento preparado pela UFCG, os dois chefes de Estado declararam apoio mútuo ao Bingo e ressaltaram que “o uso pacífico do espaço exterior, incluindo a exploração do espaço profundo, deve ter o Direito Internacional como base e deve ser favorável à promoção da cooperação internacional”.
O Bingo promete ser o único radiotelescópio do mundo a fazer leitura das ondas acústicas de bárion no universo, usando tecnologia de ponta, como a nova geração de radares. Além disso, esse é um dos únicos projetos científicos internacionais a ter presença majoritária de cientistas brasileiros na coordenação.
O principal objetivo é mapear emissões de hidrogênio no espaço escuro, através das ondas de rádio, para estudar a expansão do universo. Ou seja, com base nas emissões de hidrogênio neutro no espaço profundo e, a partir daí, com o uso das oscilações acústicas de bárions como régua-padrão, será possível medir o ritmo dessa expansão.
A previsão é de que, até o fim do ano, a estrutura física do Bingo esteja toda implantada, e os primeiros dados propriamente ditos já começarão a ser registrados em 2024.
De acordo com o que explicou o governador, a escolha do sertão paraibano para a instalação do equipamento deu-se por ser uma região sem contaminação ou interferência de sinais de celular ou aeronaves, por exemplo.
O governador João Azevedo acredita que um investimento em um projeto científico desse nível, vai fazer para a cidade de Aguiar um ponto de atração global.
Com a recente parceria envolvendo a companhia aérea Azul, vai ser possível pousar em Cajazeiras e em poucos minutos chegar em Aguiar, pontua o governador.
Além de Aguiar, as cidades de Sousa e Campina Grande também terão equipamentos que servirão de apoio ao radiotelescópio de Aguiar.