Investir no mercado de renda fixa ou variável é um grande desafio para muitos investidores. E uma das grandes buscas nesse mercado é a alta rentabilidade em um investimento seguro. Como, então, relacionar rentabilidade e risco? Para isso, é preciso entender o que são investimentos high grade.
O termo high grade é ligado aos riscos e ao potencial de rentabilidade de investimentos. Aprender como isso funciona na prática é essencial para fazer investimentos inteligentes e diversificar a carteira de investimentos.
A expressão “high grade” pode ser traduzida para o português como “nota alta”. No mercado de investimentos, o high grade são os investimentos com alto grau de segurança, o que pode ser aplicado para investimentos de renda fixa e renda variável.
Para entender o que é high grade, você precisa compreender que todo investimento possui risco, mesmo que pequeno. Com isso, ao aplicar o dinheiro, um investidor está assumindo um risco em troca de ter rentabilidade, recebendo lucros do aporte de capital que realizou.
A medição de risco de crédito é classificada pelo chamado “rating de crédito”. As organizações especializadas no rating apontam-no com base em características de confiabilidade de um investimento.
Nessa classificação, quanto maior o grau do investimento, menor será o seu risco de crédito. Os investimentos high grade são aqueles ativos que oferecem baixo risco, ou seja, que a possibilidade de inadimplência para o investidor seja mínima.
Num exemplo simples, digamos que você invista em um CDB de um banco. Porém, aquele banco entrou em recuperação judicial ou pediu falência antes do investidor resgatar o ativo. As chances de perder o que foi investido e a rentabilidade no período é uma grande possibilidade.
Porém, a grande maioria dos investimentos de renda fixa, como CDBs e debêntures, possuem a cobertura do FGC (Fundo Garantidor de Crédito), instituição que garante que o investidor receba até R$ 250 mil de valores investidos, caso o banco vá à falência.
Com isso, podemos dizer que o CDB pode ser considerado um investimento high grade, porque possui uma chance mínima de inadimplência.
Depois de entender o que é um investimento high grade, precisamos entender quais são as suas principais características. Dessa maneira, você poderá entender como é feita a classificação desse tipo de investimento. Confira abaixo as principais características de investimentos high grade.
A volatilidade é o nível de oscilação de um investimento. Os investimentos em renda fixa possuem uma baixa volatilidade, ou seja, os preços oscilam muito pouco no curto e no longo prazo, diferentemente do investimento em ações, onde os preços oscilam diariamente e estão expostos a fatores externos.
O investimento, para ser considerado high grade, também precisa ter um histórico de boa rentabilidade. Apesar de os ganhos passados não garantirem rendimentos futuros, o mercado financeiro observa a previsibilidade do investimento como algo positivo para medir a sua confiabilidade.
As instituições que detêm ativos de investimentos high grade são organizações que possuem estabilidade financeira, ou seja, que estejam com as dívidas sob controle e tenham um crescimento sustentável.
Como podemos perceber, quem investe em ativos de high grade busca segurança e previsibilidade. Logo, o que podemos entender é que os benefícios de um investimento high grade agregam na carteira de investidores que possuem um perfil mais conservador.
Dentro da carteira de investidores mais arrojados, que buscam por investimentos de maior rentabilidade, os investimentos high grade servem como uma espécie de segurança, com o intuito de proteger parte do seu patrimônio.
Com isso, o que podemos definir é que os investimentos high grade são excelentes opções para diversificar a carteira de investimentos. Portanto, todo investidor deve conhecer e aproveitar esses benefícios para construir o seu patrimônio.