As comidas de festa infantil, são, sem dúvidas alguma, uma delícia. Afinal, são doces, salgados e outros quitutes que nos deixam com água na boca só de olhar. Logo, essa grande variedade de comidas para festas deixa algumas mães na dúvida no momento de montar o cardápio.
Contudo, um dos pontos que mais deixam os organizadores de aniversário infantil com os cabelos em pé é saber a quantidade de bolo por pessoa e a quantidade de doces e salgados para a festa.
Afinal, não é tarefa fácil decidir o que servir numa festa infantil quando se tem tantas opções? Principalmente, quando a festa é durante o dia, por essa razão, hoje vamos te passar algumas opções de comidas para servir na sua festa infantil durante o dia. Confira!
Realizar festa infantil durante a manhã é uma ótima maneira de adaptar o evento à rotina do pequeno. Todavia, para fazer da comemoração matutina uma ocasião especial é necessário caprichar no cardápio e na decoração, é claro.
Logo, as festas nesse horário pedem um delicioso café da manhã. Isso mesmo! Assim sendo, você pode oferecer biscoito de polvilho, bisnagas, bolos variados e bastante frutas. Além disso, oferece sucos naturais e leite com chocolate.
Capriche nos pães, algumas opções são: pão de forma, pão de leite, pão de forma integral ou pão de fôrma sem casca com queijo, presunto, frango desfiado, pasta de atum, pasta de frango, patê, entre outros. Os sanduíches são uma opção fácil e prática de servir.
Em relação a decoração, temas como piquenique e frutas são excelentes para festas infantis pela manhã. Algumas sugestões são: floresta mágica, jardim encantado, flamingo e raposa.
As festas infantis nessa parte do dia têm suas vantagens, a principal delas é contar com as crianças mais dispostas para curtirem a festinha do começo ao fim. Outra vantagem é que a criança terá todo o restante do dia para curtir os presentes que ganhar e por último, e não menos importante, poder oferecer um cardápio com alimentos muitos mais saudáveis.
Festas de aniversário que ocorrem no horário do almoço ou jantar, sempre recebem convidados com mais apetite, afinal, é o horário das refeições principais. Por esta razão, é importante oferecer pratos e bebidas que deixem os convidados satisfeitos.
Saber calcular a quantidade de salgados por pessoa e a quantidade de refrigerante por pessoa pode lhe ajudar e muito, nesse tipo de festa.
Uma ótima maneira de começar a recepcionar os convidados é oferecendo um coquetel, pode ser com salgadinho ou canapés, se preferir. Dessa forma, as pessoas presentes poderão aguardar um pouquinho até que o prato principal seja servido.
Como prato principal você pode apostar em diferentes refeições. Para te ajudar, vamos te passar alguns dos pratos principais, mais populares, para almoço em festa infantil. O primeiro deles é o tradicional e strogonoff de frango ou carne, acompanhado de arroz e batata palha.
A macarronada e a lasanha também são excelentes opções e as crianças, simplesmente, adoram. Caso opte pelo macarrão o ideal é que você disponibilize pelo menos 2 tipos de molho.
O churrasquinho é uma opção bem tradicional e que a maioria das pessoas amam. O bom dessas opções é que é superfácil preparar e cai bem com diferentes tipos de acompanhamento, como: arroz, farofa, salada de legumes, etc.
Festas infantis durante a tarde já tem aquele ar de descontração. Logo, o cardápio não pode ser diferente, contudo, é importante sempre levar em consideração o paladar dos pequenos, assim, você evitará desperdício.
Entre as opções disponíveis para o cardápio de festa infantil nesse horário, temos o cachorro quente, que toda criança ama. Para prepará-lo é bem simples, basta combinar pão, salsicha, molho, maionese, batata palha e mostarda.
Outra opção são os minis hambúrgueres, estes além de ser uma delícia, cabem super bem não mãozinha dos pequeninos. A saber, para preparar esse lanche você vai precisar de pão, queijo, carne e gergelim para decorar.
Algodão doce é perfeito para alegrar as crianças e para contribuir para uma decoração mais bonita. Já que, o algodão doce valoriza a ornamentação com suas cores suaves e, além disso, possui um baixo custo.
Para aquelas mamães que gostam de uma alimentação mais saudável, é super válido incluir o espetinho de frutas no cardápio. Você também pode optar por: pipoca caramelizada, mini churros, cupcakes, gelatina, maçã do amor, brigadeiro, entre várias outras opções.
Para definir o melhor horário para realizar uma festa infantil é necessário levar em consideração a idade da criança e sua rotina, junto com a rotina dos convidados. Além disso, a duração do evento e tipo de festa devem condizer com o horário. Algumas sugestões são:
Manhã: quando a festa é destinada a crianças mais novas, como bebês e crianças em idade pré-escolar, um horário pela manhã pode ser uma boa opção. Já que, elas acordam cedo e estão mais dispostas e atentas no período da manhã. Nesse caso, é indicado que a festa termine por volta das 12h, para que as crianças possam almoçar e tirar uma soneca.
Tarde: Para crianças em idade escolar, um horário no período da tarde pode ser mais adequado. Uma festa que começa às 14h ou 15h, por exemplo, permite que as crianças tenham tempo para realizar outras atividades durante a manhã, como ir à escola ou praticar esportes, e ainda participem da festa com energia e disposição.
Fim de tarde: para festas que incluem jantar ou churrasco, um horário no fim de tarde pode ser mais adequado. Nesse caso, a festa pode começar por volta das 16h e se estender até o início da noite.
Enfim, o que realmente importa no momento de definir o horário da festa infantil é a rotina do pequeno aniversariante, já que ele deve estar animado para curtir o momento. Por fim, lembre-se de informar os convidados sobre o horário com antecedência para que estes possam se programar.
Esse conteúdo foi produzido com exclusividade para o portal Paraíba Já pela equipe do Buffets Infantis – uma plataforma que ajuda mães com dicas e ideias sobre festas infantis, além de contar com mais de 100 espaços de festas para você pedir orçamento.