João Pessoa 29.13ºC
Campina Grande 28.9ºC
Patos 35.53ºC
IBOVESPA 130875.97
Euro 6.1476
Dólar 5.653
Peso 0.0058
Yuan 0.794
O que significa mandala para os evangélicos
12/06/2023 / 12:46
Compartilhe:

Muitos cristãos não sabem, de fato, o que significa mandala para os evangélicos. Quando se fala do mundo espiritual, existem diversas coisas para se levar em consideração.

Mas, dentre os elementos que mais costumam ter relevância, podemos mencionar certos objetos, como as mandalas.

Mas, levando em consideração que a grande maioria dos brasileiros se considera cristão, é normal se perguntar sobre o que significa mandala para os evangélicos.

Então, para entender um pouco melhor sobre esse assunto, é só continuar neste artigo que iremos falar sobre todos os detalhes desse assunto.

O que é uma mandala?

Para quem não sabe, a mandala nada mais é que uma representação geométrica, sendo que na grande maioria das vezes o seu desenho representa um círculo.

A origem das mandalas provém da cultura hindu e budista, onde o costume é utilizar como sendo ferramentas espirituais.

Falando de uma forma geral, as mandalas tendem a ser bastante úteis para contribuir para a meditação, onde ajuda o praticante a alcançar um estado mais elevado da sua consciência.

Além disso, deve-se ter em mente que a palavra “mandala” provém do sânscrito, sendo que o seu significado é literalmente “círculo”. Por isso que a representação desse símbolo segue esse padrão.

Contudo, é interessante salientar que, por mais que mandala seja um símbolo que se tenha o costume de associar com questões espirituais, é possível encontrar a representação da sua forma geométrica em diversas culturas ao redor do mundo.

Inclusive, nos dias de hoje, diversos psicólogos mais modernos reconhecem que a mandala detém um valor terapêutico.

Um grande exemplo disso é Carl Jung, um psiquiatra e psicoterapeuta suíço que enxergou nas mandalas uma representação do inconsciente coletivo, utilizando em sua prática de psicoterapia.

As mandalas são frequentemente preenchidas com padrões intrincados e podem ser coloridas de muitas maneiras diferentes, dependendo do propósito que se pretende alcançar.

Além disso, criar uma mandala também é considerado um ato de meditação em si mesmo, pois exige foco, paciência e atenção aos detalhes.

O que significa mandala para os evangélicos?

No cristianismo, a mandala não tem nenhum significado sagrado ou mesmo se atribui qualquer tipo de capacidade de cura.

Além do mais, deve-se ter em mente que as mandalas não estão presentes de forma direta. Na verdade, a única semelhança que se pode encontrar são as rosetas expostas nas catedrais góticas.

Mas, falando especificamente sobre o que significa mandala para os evangélicos, podemos afirmar que não há qualquer crença de que esse símbolo é capaz de realizar curas ou qualquer tipo de milagre.

Quais são os tipos de mandala?

Para expandir ainda mais o seu entendimento a respeito das mandalas, é interessante que você entenda um pouco mais sobre os diferentes tipos existentes.

Então, quanto a isso, podemos mencionar:

Mandala tibetana

Como o próprio nome já sugere, trata-se de um tipo de mandala que foi criada por budistas tibetanos, onde o intuito era de criar um tipo de exercício de concentração e devoção.

Nesse tipo de mandala, elas costumam ser feitas de areia colorida. Mas, uma vez que se completa, existe o costume de desmontá-las para poder simbolizar a impermanência da vida.

Mandala de lótus

Quem já teve algum contato com o budismo, sabe o quanto o lótus tem uma representação importante nessa filosofia de vida, haja vista que é um símbolo de iluminação e pureza.

Assim como o nome já sugere, a mandala de lótus possui uma flor de lótus bem ao centro.

Mandala de yantra

Na cultura hindu, uma mandala de yantra é muito comum de se utilizar como sendo uma ferramenta auxiliar para meditação.

No entanto, cada yantra visa representar uma divindade mais específica, sendo que o seu uso tende a ser para invocar a presença da divindade em questão durante a prática da meditação.

Mandala astrológica

Trata-se de um tipo de mandala que se baseia justamente nos signos e também nos planetas astrológicos. Segundo a crença, essa mandala tem a capacidade de influenciar a energia astral de uma determinada pessoa.

Mandala com Espelho

A mandala com espelho incorpora esse objeto ao design com intuito de refletir a imagem da pessoa que está olhando para a mandala, trazendo um elemento de auto-reflexão para a experiência.

O espelho pode ser usado para ajudar a pessoa a ver-se como parte do universo, integrada e interconectada com tudo o que a rodeia.

Esta mandala pode ser utilizada em práticas de meditação para aprofundar a compreensão de si mesmo e do seu lugar no universo.