João Pessoa 24.13ºC
Campina Grande 21.9ºC
Patos 26.76ºC
IBOVESPA 135118.22
Euro 6.1268
Dólar 5.5038
Peso 0.0057
Yuan 0.7759
O que você precisa saber sobre criptografia
16/03/2023 / 21:32
Compartilhe:

Você sabe o que é a criptografia e para que ela serve? Certamente, esse conhecimento irá possibilitar que se utilize meios mais seguros de garantir a proteção de seus dados e informações.

A seguir, vamos entender o que essa palavra significa e qual a relação que ela possui com a segurança cibernética. Confira.

O que é criptografia?

A criptografia se trata da prática e do estudo de técnicas que contribuam para garantir que a comunicação seja feita de maneira segura e privada. Para isso, ele irá envolver vários algoritmos que irão possibilitar que as informações sejam criptografadas, ou seja, se tornem ilegíveis e que só poderão ser lidos ao informar uma chave de acesso.

O principal objetivo dessa ação é garantir a proteção de dados, impedindo que sejam acessados por qualquer indivíduo. Assim, é possível manter a integridade dos dados e sua confidencialidade.

Na prática da criptografia existem duas opções disponíveis, a criptografia simétrica e a assimétrica. Ambas são úteis em diversas áreas, podendo ser encontradas nas transações financeiras feitas online, no armazenamento de dados em nuvem ou dispositivos móveis e muitas outras.

A importância da criptografia

A criptografia é uma opção importante para garantir a segurança dos dados online, possibilitando que o que é confidencial continue assim, impedindo que a privacidade seja invadida, além de garantir a integridade desses dados e possibilitando a autenticação dos indivíduos ou dispositivos que estejam tentando acessá-los.

Em meio a tantas ameaças cibernéticas, o que coloca em risco os nossos dados pessoais, contar com a criptografia é uma excelente maneira de se sentir mais seguro na troca de informações.

Como funciona a criptografia?

Ela irá funcionar através da modificação das informações originais para um formato que será impossível de ler, ou seja, criptografado. E, como citamos acima, isso é feito através de algoritmos matemáticos.

Para que seja possível ler novamente os dados, é preciso utilizar uma chave que irá liberar a criptografia e ele voltará ao original.

Isso o torna uma opção segura, afinal, apenas quem tiver essas chaves poderá acessar os dados.

Tipos de criptografia

Ela existe em dois tipos, que são:

Criptografia simétrica

A criptografía simétrica irá utilizar uma única chave de acesso, onde ambas serão úteis para abrir e fechar (criptografar e descriptografar) os dados. Ou seja, é essencial que ela seja muito bem guardada e compartilhada apenas com as pessoas necessárias para evitar que algo aconteça.

Apesar de gerar essa insegurança de haver apenas uma chave para ambas as ações, ela costuma ser a opção mais eficiente para acessar os dados.

Criptografia assimétrica

Enquanto isso, na criptografia assimétrica, são utilizadas duas chaves, uma que ficará responsável por descriptografar e outra que será destinada à criptografia.

Ou seja, mesmo que um indivíduo tente acessar utilizando a chave pública, apenas quem tiver posse da chave privada poderá realmente acessar as informações que foram criptografadas.

Infelizmente, é uma opção menos eficiente que a criptografia simétrica.

Como a criptografia se relaciona com a cibersegurança?

Afinal, qual a relação que a criptografia possui com a cibersegurança? Primeiro, saiba que a criptografia está entre as ações principais encontradas nas práticas de cibersegurança – afinal, estamos falando de uma tecnologia que possibilita ocultar informações confidenciais e ainda garantir que apenas as pessoas certas tenham acesso.

A cibersegurança está atrelada à proteção dos dados no meio cibernético, e a função principal da criptografia é garantir a proteção dos dados e mantê-los privados e em segurança quando estiverem em trânsito ou presentes em um tipo de armazenamento online (como o armazenamento em nuvem).

Ou seja, ambos possuem os mesmos objetivos e, por isso, se complementam para garantir a segurança cibernética dos dados e informações.