O preside da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, o secretário-geral da OAB-PB, Rodrigo Farias e o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PB, Marcio Maranhão, se reuniram, na tarde desta terça-feira (26), com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), desembargador Leandro dos Santos, para debater parcerias e ações conjuntas das duas instituições nas eleições estaduais deste ano.
Na oportunidade, Harrison Targino colocou a OAB à disposição do TRE-PB para a realização de parcerias em campanhas de combate à fake news, ao Caixa 2, de respeito à Justiça eleitoral, às urnas eletrônicas, além de parcerias no observatório de candidaturas femininas nas eleições deste ano na Paraíba.
“Tratamos de ações comuns para as eleições, discutimos temáticas do Direito Eleitoral, temas que interessam a Justiça Eleitoral e a própria advocacia. Foi uma reunião extremamente positiva, que apontou para a possibilidade de eventos que irão acontecer através da parceria com o Tribunal, além de maior participação e presença da advocacia na fiscalização e realização das eleições”, declarou.
O presidente do TRE-PB, Leandro dos Santos também destacou a importância de parcerias com a OAB-PB para a realização das atividades do Tribunal, sobretudo em ano eleitoral.
“A importância da OAB para o contexto do sistema de Justiça é inegável. É uma parceria que nos é muito cara. Meu gabinete está sempre de portas abertas para a advocacia e a presença da OAB aqui no TRE hoje é exatamente para a gente avançar cada vez mais nessa relação e integração. Nosso objetivo é aperfeiçoar cada vez mais nossa relação, nosso trabalho conjunto”, afirmou.
O secretário-geral da OAB-PB, Rodrigo Farias agradeceu a receptividade do desembargador Leandro do Santos e ressaltou a confiança da Ordem no trabalho do presidente do TRE-PB:
“Quero manifestar a nossa tranquilidade de ter o senhor como presidente do Tribunal nessas eleições, sobretudo nesse pleito que previamente se mostra muito extremado, onde advogados e juízes estarão muito expostos. Por isso essa relação institucional é muito importante”, sustentou.
Já o presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PB, Marcio Maranhão destacou a importância da reunião para estreitar ainda mais a relação da Seccional com o Tribunal com vistas às garantias do livre exercício profissional, ao respeito às prerrogativas da advocacia e à realização de cursos e eventos conjuntos para engrandecer o Direito Eleitoral na Paraíba.
“Também vamos acompanhar, de forma conjunta, o processo eleitoral, sobretudo no que diz respeito ao trabalho da advocacia no pleito, na certeza e confiança que a OAB Paraíba estará junto ao TRE, acompanhando todo o processo eleitoral”, pontuou Maranhão.
Também participaram da reunião a vice-presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Thiciane Carneiro; o secretário-geral, Lincoln Mendes; a ouvidora Laila Viana; e o secretário executivo, Frederich Diniz; o presidente do Instituto de Direito Eleitoral (IDEL-PB), Eduardo Costa; o juiz membro do TRE-PB, Roberto D’Horn Moreira; o diretor-geral do TRE-PB, Eduardo Rangel Ribeiro; e as conselheiras estaduais da OAB-PB e diretoras da Escola Superior da Advocacia (ESA), Jullyanna Viegas e Joelma Queiroz.
As diretoras da ESA: Jullyanna Viegas (Diretora Teseoureira) e Joelma Queiroz (Diretora de Pós-Graduação) também levantaram a possibilidade de realização de parcerias para a cursos de aperfeiçoamento para advogados e funcionários do TRE-PB.