João Pessoa 25.13ºC
Campina Grande 22.9ºC
Patos 33.79ºC
IBOVESPA 139331.54
Euro 6.42261
Dólar 5.4589
Peso 0.00453217
Yuan 0.75820816
OAB se posiciona contra fechamento de Varas da Justiça do Trabalho na Paraíba
12/06/2025 / 21:28
Compartilhe:
Foto: Assessoria

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, fez sustentação oral, nesta quinta-feira (12), durante sessão do Tribunal Regional do Trabalho da 13ª Região (TRT13), na qual externou o posicionamento da OAB-PB e de toda a advocacia paraibana contra o fechamento de Varas do Trabalho no Estado, conforme foi proposto por normativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Também participaram da sessão do TRT13 o ex-presidente da OAB-PB, José Mário Porto; e o secretário-geral da OAB-PB, Diego Cabral. A Resolução CSJT (296/2021) prevê a reestruturação das Varas do Trabalho, incluindo a possibilidade de fechamento de algumas com baixa distribuição processual.

O presidente Harrison Targino destaca que a OAB-PB reafirma “sua posição histórica, absolutamente contrária ao fechamento de qualquer unidade judiciária, sobretudo na Justiça cidadã, que é a Justiça de trabalho”.

“Fizemos uma sustentação oral em defesa da manutenção dos órgãos da Justiça do Trabalho e da competência hoje existente. O TST tem uma normativa que implica em um reordenamento e eventual até fechamento de Varas, mas estamos estabelecendo um diálogo com o Tribunal, que se mostrou sensível, para nós buscarmos soluções, evitando, sobretudo, a diminuição de espaços de jurisdição na Paraíba, a garantia das Varas e a busca de soluções”, disse o presidente.

Harrison Targino acrescentou que a OAB-PB está “lutando pela advocacia da Paraíba, pelas unidades judiciárias e lutando pelas Subseções”. “Nós conseguimos o adiamento da decisão do Tribunal e está marcado uma reunião com a presença, inclusive, dos presidentes das Subseções para juntos enfrentarmos o tema. Vemos a oportunidade de discutir caminhos que possam diminuir danos para o Judiciário, para a advocacia e a sociedade”, afirmou.

O presidente também agradeceu a presidente do TRT13, desembargadora Herminegilda Leite Machado, pela sensibilidade de escutar os pleitos da advocacia. “O Tribunal do Trabalho da Paraíba tem tido sempre uma postura de diálogo, que qualifica a sua atuação e sempre tem ouvidos abertos há clamores na construção coletiva de soluções”, observou.

+ Receba as notícias do F5 Online no WhatsApp